quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Simbolo do Peixe Cristão


Vocês já devem ter visto o símbolo de um Peixe em adesivos colocados em carros, em camisetas, etc. Para aquelas pessoas que não tem ideia do que seja e sempre ficam se perguntando se é de algum grupo, uma seita, algum clube de pesca, etc, não, não é nada disso. Esse é um símbolo que desde muito tempo representa o Cristianismo. Por isso se vê muito esse símbolo sendo usado em eventos evangélicos, os evangélicos usam esses adesivos nos carros, etc.

Até ai tudo bem, mais então porque um peixe? Garanto que muitos evangélicos que até tem esses adesivos ou essa marca em seus carros ou em camisetas não sabem. Já que todo mundo usa eu to usando. Alguns podem dizer que é porque os discípulos eram pescadores, e então adotaram um Peixe para ser a marca dos Cristões. Você pode ouvir falar coisas mais absurdas ainda, como por exemplo de que o batismo é feito por imersão na água, por isso o símbolo do peixe, que fica na água.

Mas tudo isso é abobrinha. Na verdade PEIXE em Grego é ICHTHYS e forma um acrônimo. Para quem não sabe um acrônimo é uma palavra formada pelas letras ou silabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução. Por Exemplo:

National
Aeronautics
Space
Administration

Então entendo o que é um acrônimo, agora vamos entender o Peixe. Como a linguagem da época era Grego, o acrônimo aqui é em Grego.

Iesous (Jesus)
CHristus (Cristo)
THeou (Deus)
HYiós (Filho)
Soter (Salvador)

Então usando um acrônimo com a palavra PEIXE em Grego se forma a frase "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador".

E naquela época as pessoas que acreditavam em Jesus Cristo eram perseguidos e mortos pelos Romanos, então eles usavam esse símbolo para se identificarem e saber quem eram irmãos de fé em Jesus, eles desenhavam um peixe no chão e todos os irmãos em Cristo sabiam que ali tinha uma pessoa com quem poderiam compartilhar sua fé. E com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

Então esse símbolo era como uma espécie de senha para você saber quem era cristão sem ser perseguido e morto pelos Romanos.

Mas a questão agora que me veio é? Naquela época eles eram perseguidos e mortos por acreditarem em Jesus Cristo. Eles não saiam com adesivos e camisetas pro ai promovendo uma IMAGEM para representar a sua fé. Eles só faziam isso por uma questão de represália a fé e de vida ou morte.

Nos dias de hoje ninguém vai ser perseguido e morto por acreditar em Cristo (não sei se podemos afirmar com tanta firmeza isso). Então, levando em conta que eu não puxo sardinha pra nenhuma religião, pois a minha religião é a palavra de Deus, como pode ser visto no cabeçalho do blog lá em cima, na minha visão isso se torna um modismo de idolatria a um símbolo disfarçada de adoração a Jesus.

O Segundo mandamento é

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,   mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos" (Êxodo 20:4-6)

Então, evangélicos protestantes que com razão, discordam do catolicismo porque eles adoram imagens de Santos, agora também tem uma imagem? a do Peixe? Ai eu digo que estão também adorando imagens.
Se você quer mostrar que você acredita em Jesus Cristo não é com um adesivinho no carro que você vai fazer isso, talvez você convença algumas pessoas, mas para mostrar que você realmente crê em Deus, você tem que viver o Evangelho, mostrar na sua vida, na sua maneira de viver e como você leva a sua vida, e como eu disse no post anterior fazer o que está escrito em 2 Corintios 5:14-15, para não cair em Mateus 15:8.
Então na minha singela opinião, eu não uso e nem nunca vou usar esse símbolo, deixei aqui algumas informações importantes sobre o assunto, mas cada um sabe o que lhe convém.

“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. (1 Corintios 10:23)

31 comentários:

  1. .

    A graça, a paz, e o amor vos sejam multiplicados.


    Irmão Carlos Eduardo (Jota),

    A idolatria, por muitas das vezes combatida em púlpitos evangélicos, maciçamente, e atribuída aos católicos, não é um privilégio somente destes últimos, mas, é uma das principais atividades praticadas pelos evangélicos, sim, evangélicos, por que agora é moda ser evangélico, ser crente é brega e coisa do passado.

    Mas voltemos a idolatria evangélica. Esta situação nos chamou a atenção, quando se depara e testemunha o que vem ocorrendo dentro das chamadas “igrejas evangélicas”, umas ditas pentecostais, outras não, mas, indiscutível, evangélicas, ou supostamente mostram ser!

    Quantos milhares frequentadores assíduos de igrejas que ainda não tiveram um real encontro com nosso Salvador, o Senhor dos senhores, Jesus Cristo?

    Quantos milhares se aglomeram em shows pirotécnicos evangélicos, gritando palavras de ordem proferidas pelos animadores, transfigurados, pulando num frenético êxtase, onde em refrões dizem palavras doces, mas que, não transmitem a verdadeira adoração?

    Mas, apesar de tudo isto, uma enfileirada marcha, dita a Jesus, mas em seus íntimos, idolatram ídolos evangélicos, idolatram as denominações, idolatram a mega pregadores, por assim dizer (sem qualquer observação sobre nomes citados):

    - Muitos assembleianos, idolatram a igreja “Assembléia de Deus”, muitos chegam até a exaltarem a Daniel Berg, fazem referência até de um evangelho deste ao de Cristo Jesus;

    - Muitos batistas, idolatram a igreja “Batista”, tudo o que dizem, sempre à primeira frase de um comentário, tem por certo: “Na minha igreja”;

    - Muitos jovens da Renascer, idolatram ao casal Estevam e Sonia, chega a ser uma idolatria doentia;

    - Uma boa parte da juventude evangélica idolatrando ao “Diante do Trono” e seus músicos, são roupas, toalhas, copos, faixas;

    - Sem falarmos dos muitos que se intitulam usuários da “Universal”, que na sua maioria, dizem ter encontrado sossego na Universal, não nos braços de Cristo;

    - E, nestes dias de dezembro, a grande idolatria evangélica acerca do natal e seus símbolos pagãos; por certo Jesus nasceu para se fazer Homem e sofrer por nossos pecados, mas as Sagradas Escrituras, a Bíblia, não nos relatam o dia exato deste maravilhoso Nascimento, que com certeza não foi no mês de dezembro...

    Muitos me chamam de radical, que sou herege, que sou isto ou aquilo, mas, a realidade não nos deixa mentir, tudo o que acima foi citado é a mais pura verdade que presenciamos nas denominações espalhadas por nosso Brasil afora. Ou iremos continuar nossa lista, acrescentando aos renomados evangélicos e seus programas patéticos, como Benny Hill, Silas Malafaia, Marco Feliciano...

    Enfim, sejamos insurgentes como Tiago!!

    O Senhor Deus vos abençoe e aos seus ricamente.


    Vivendo Por, Em e Para Cristo; nos interesses da Igreja que Cristo edificou.


    James, crente desigrejado de instituições religiosas com nome de igreja.
    Site Jesus, o maior Amor
    Site "Adoradores em Casas"
    Orkut "Adoradores em Casas"
    Facebook "Adoradores em Casas"
    Twitter “Adoradores em Casas”


    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.

      8 E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.

      9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

      Excluir
  2. Valdemir Bretanha Junker12 de março de 2013 às 14:27

    Que a graça de nosso Senhor jesus seja com vocês, eu por acaso encontrei este site e gostei das palavras citadas e estou fazendo o meu comentário, hoje nós vivemos o verdadeiro joio eo trigo, eles estão juntos mas muito breve serão separados por Jesus, concordo com muitas coisas que voces falaram mas uma coisa discordo, viver sem ser membro de uma igreja evangélica é muito dificil de ser um verdadeiro cristão, porque mesmo que as nossas igrejas não salva ninguem, pela palavra de Deus nos temos que fazer parte do corpo de Cristo e isto refere a igreja, não denominação mas pessoas que ainda vive o verdadeiro amor de Deus, pessoas que não são guiados não pelos pregador mas pela palavra de Deus, e nas cartas de joão fala assim se nós não tivermos comunhão com os irmãos que vemos como teremos comunhão com Deus que não vemos? por isto ainda faço parte de uma igreja mesmo reconhecendo que nos dias de hoje somente uns 5 por cento são cristão verdadeiro, mas espero pela graça de Deus ser trigo no meio do joio que muito em breve serei tira deste munto pecaminoso, espero ter me compriendido com estas palavras. tenho plena sertesa que falei pelo Espirito de Deus, se alguem quiser ouvir mais me adicione estou disposto para levar a palavra de Deus a qualquer um com toda convicção da parte de Deus. bretanhajunker@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Valdemir, Obrigado pelo comentário... em relação a frequentar Igrejas pela comunhão com os irmãos, na minha visão voce pode não participar de Igreja nenhuma e ter comunhão com outras pessoas que se reunem em casa e também são uma Igreja, é o mesmo principio, uma comunidade de irmãos se reunindo e tendo comunhão uns com os outros, mas sem estar vinvulado a uma denominação onde o sistema nicolaita que Jesus odeia (Apocalipse 2:6) reina... na verdade o nicolaismo já está na cultura de igreja, e hoje é quase impossivel mudar, mesmo em reuniões em casa, se não tomarmos cuidado o sistema nicolaita pode estar presente... então nós que não somos membros de uma igreja denominação não é que agente se isola e somos cada um por si, não, não... temos sim comunhão com irmãos e vivemos em uma comunidade de pessoas que felizmente conhecem a verdade e sairam da Babilonia, somos em menor numero sim, masnão estamos isolados cada um por si... Que a graça de Cristo esteja com todos nós.

      Excluir
    2. Passam gerações mas a palavra de Deus não passa.
      Porque então existe a carta do anjo a igreja?
      Mesmo naquela epoca existia um local onde todos se reuniam.
      mas fica um ponto, se nos reunirmos em casa conforme informado precisamos ficar atento com os "Frutros da carne" em Galatas5. onde se formam "Faccões". Creio que Deus ama a todos da mesma e indo a igreja la você poderá refletir a imagem de Jesus as pessoas que ainda não estão na graça do Senhor.

      Excluir
    3. Caro desconhecido... as igrejas do apocalipse se refere a "temperamentos" "personalidades" de servos de Deus, e não há templos físicos. O apocalipse é uma pré figuração. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.".
      Mateus 18:20

      Excluir
  3. O que não se pode questionar é a palavra de Deus, que estejamos sempre sensíveis ao Espírito Santo, para que sob a direção Dele sejamos guiados na direção correta e possamos ver todas as situações citadas sob a ótica de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Bendito é aquele que guarda as palavras do Senhor dos Exércitos no coração, e que no dia da ira do senhor, seja encontrado orando e vigiando estes serão como uma árvore plantada na beira de um rio que só dará bons frutos.
    Não nos preocupamos com os outros irmãos, antes devemos olhar para o nosso caminho. Pregai o evangelho mas quem faz a obra é o senhor. Glória ao Santo Jesus Cristo nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. voçes ja leram na biblia a palavra hipocrita o que muitos de voçes sao

    ResponderExcluir
  7. Você está equivocado ao falar sobre idolatria. Você pode ter uma "imagens" dentro de casa e não ser um idolatra. o fato de um evangélicos carregar um adesivo de peixe não significa que ele esteja idolatrando o simbolo cristão. Para ser um idolatra você precisa prestar culto a uma divindade representada por uma simbolo.

    Muitas igrejas cometem erros acerca de muitas coisas, mas você em sua indignação com as mesmas não está sendo melhor.
    Falar que não tem religião e mesmo assim serve a Deus é contraditório.
    Porque a religião representa um grupo de pessoas que estão unidades por causa de uma mesma fé. A religião serve para instruir as pessoas. Desde os tempos primórdios da igreja primitiva cristão havia distorções, e mesmo assim o apostolo Paulo e tantos outros não saíram cada um para um lado e foram seguir a Deus isolados. Porque a unidade expressa que somos filhos de Deus. A biblia é bem clara acerca disso.
    Você generaliza demais, o fato de uma pessoa da Assembléia de Deus, Batista e tantas outras pensarem de forma errada naõ deve servir como amostra do como é aquela igreja. Esse tipo de mensagem que vc faz não ajuda em nada, somente deixa as pessoas mais incrédulas. Você está prestando um serviço ao Diabo. Que desde o principio agiu para separa as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ouço essa história de quem não quer fazer parte de uma igreja.
      Se é assim verdade o que vc diz. Então me diz de quanto em quanto tempo vc se reuni com um pessoal para cultuar a Deus e estudar sua palavra.
      Na grande maioria (espero que não seja a sua) são pessoa que não fazem parte de grupo algum. O que fazem é apenas criticar os que pertencem há algum grupo. Você está prestando um serviço ao diabo, quando na verdade deveria instruir as pessoas a buscar uma igreja que verdadeiramente está fundamentada na palavra de Deus. Sozinhos são presas fáceis do diabo.

      Excluir
    2. Ezequiel obrigado pelo comentário, concordo plenamente que sozinhos somos presas fáceis, inclusive sozinhos não podemos ser Igreja, então nos reunimos sempre, Obrigado pelo comentário... em relação a frequentar Igrejas pela comunhão com os irmãos, na minha visão você pode não participar de Igreja nenhuma e ter comunhão com outras pessoas que se reúnem em casa e também são uma Igreja, é o mesmo principio, uma comunidade de irmãos se reunindo e tendo comunhão uns com os outros, mas sem estar vinculado a uma denominação onde o sistema nicolaíta que Jesus odeia (Apocalipse 2:6) reina... na verdade o nicolaísmo já está na cultura de igreja, e hoje é quase impossível mudar, mesmo em reuniões em casa, se não tomarmos cuidado o sistema nicolaíta pode estar presente... então nós que não somos membros de uma igreja denominação não é que agente se isola e somos cada um por si, não, não... temos sim comunhão com irmãos e vivemos em uma comunidade de pessoas que felizmente conhecem a verdade e saíram da Babilônia, somos em menor numero sim, mas não estamos isolados cada um por si... nos reunimos toda a semana...Que a graça de Cristo esteja com todos nós.

      Excluir
  8. Existem muitas pessoas que são resgatadas, através da palavra de Deus,porque participam de alguma igreja,buscam a comunhão com os demais.O que todos nós sabemos é que, religião , e tão menos placa de igreja não salva ninguém.Não existem o super crente, ou super católico,super pastor,o que as pessoas precisam saber,é que ,temos que ser fiéis a Cristo,embora não seja facil, pois somos falhos e pecadores...mas Deus nos amam,e se buscarmos a ele, com certeza seremos mais fortes para resistir as investidas do diabo.Como a biblia diz:(o diabo) veio pra matar, roubar e destruir.Eu tenho minha religião,mas fico muito feliz ao ver ,pessoas que buscam uma também pra seguir,mesmo que não seja a minha,pois Jesus nos chama o tempo todo, pra estarmos juntos dele...Portanto acredito que seja equivocado, ficar julgando as pessoas que participam de alguma igreja, (porque nem todos são hipócritas)Somos todos filhos de Deus,e não devemos nos preocupar, com quem, e de que maneira nossos irmãos encontram para melhor adorar Deus nosso salvador. Fiquem na paz do senhor

    ResponderExcluir
  9. DEUS não divide a glória DELE com ninguém.
    Toda Glória seja dada ao:
    PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO.
    Para sempre amem.

    ResponderExcluir
  10. Quanta Bobeira ... Meu Deus ... Banco de idiotas, o simbolo do Peixe é atribuído a Era que marcou o nascimento do cristianismo ... Cristo nasceu na era Astronômica de Peixes ... Por isso o simbolo é um Peixe ... eu sempre digo, esses LUTERANOS são um banco de adoradores de bíblia, não param para analisar os fatos ... apenas julgam, se dividem, criam novas igrejas e falam mal das outras religiões .... BANDO DE IGNORANTES ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo glórias a Deus aleluia Santo Santo é o nome do senhor Jesus Cristo...

      Excluir
  11. João da Pedra,

    Dúvidas; "astronomia"???
    O que CRISTO tem haver com a patética astronomia??
    Falamos de DEUS, NÃO???
    Luteranos, ignorantes, lunáticos...

    PS.:
    Que patético sistema para registrar nossos comentários, João era discípulo de CRISTO, E AÍ??????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  12. Caro inventor do BLOG, se você ainda não ingressou em nenhuma religião por acreditar que nenhuma delas seja a que realmente tem a aprovação do Pai e a administração de Jesus Cristo, eu te afirmo com 100% De segurança que a mesma existe. Eu não vou te dizer qual é mas te faço um DESAFIO que está em TIAGO 1:5-6 Leia! E Eu te prometo que se fizeres o que está escrito aí com um coração sincero e com REAL intenção tendo FÉ em Cristo, ele te mostrará e te guiará para a real verdade e você saberá com certeza, pois não terá sido o homem que te revelou, mas o ESPÍRITO SANTO DE DEUS...! Boa Sorte

    ResponderExcluir
  13. A paz do senhor seja com todos amem!
    Muito interessante a historia do significado do peixe porem já tinha ouvido falar. Mais em fim quero dizer que eu comprei o tal peixe e colei no meu carro; se isso e uma forma de sai por ai e mostrando para as pessoas que sou cristão ou evangélico amem! Entenda como tal; quero deixa bem claro que nunca prestei culto, e me prostrem díade dele Nei adorei o tal símbolo como o próprio auto do blog deixa frisado Ex 20-4.6 Agora penso, que o auto do blog deixa me parecer que ele me juga a mim e quem usa o tal símbolo e um (idolatra) Mais Peço em nome do senhor JESUS que deixe essa honra paro o senhor Jesus que vai juga cada um de nos no dia do juízo inclusive Você.
    Irmão Saymo.

    ResponderExcluir
  14. Não é adoração a imagem,o que acontece é que o peixe não é uma imagem e sim um simbolo, não estamos adorando a imagem, e sim mostrando que Jesus Cristo é nosso único salvador..há uma diferença entre uma imagem e um simbolo, seu site julga a religião e crença de outras pessoas, mas uma coisaé certa, Jesus é nosso salvador

    ResponderExcluir
  15. Pare de julgar a religião dos outros e comece a pensar em vc até porque a salvação é individual

    ResponderExcluir
  16. de Jota para Jo
    irmaos o fato e que nos somos todos humanos falhos e nao teremos perfeiçoes nas igrejas, agora o meu compromisso com o evangelho, me mostra que eu tenho que buscar intimidade com o Pai, com a palavra , habito de leitura, que so assim nao seremos levados a qualquer vento, hj congrego feliz confirmando com Espirito Santo que a palavra verdadeiro evangelho e pregada na igreja que congrego, nao irei colocar aqui denominações para não fazer propaganda de placa, mas Cristãos estão acomodados ouvindo a palavra so na igreja, e esquecendo de devocionais, no seu quarto, leitura, tempo seu com Deus.
    João 8 32 Conhecereis a verdade e ela vos libertará.
    visto isso não cair na armadilha se deixar de congregar, muitas das vezes nos colocando perfeitos e julgando os erros de irmãos e saindo. temos sim que dircenir ter comunhão com Deus, e congregar sim, ate por que la em romanos 10 17 fala
    Logo a Fé e pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
    vamos amar irmãos na verdade de Cristo.

    Deus e quem pode julgar.
    Espirito Santos convence, consola
    a nos e dado o papel de amar!
    que Deus abençoe a todos , sigam no you tube

    https://www.youtube.com/user/falavarao1

    ResponderExcluir
  17. Na verdade, Deus nos criou para sermos seres amorosos , amigos , irmãos , Deus nos deu a vida e enviou seu filho Jesus Cristo para morrer por nós , então independente se nossos irmãos freqüentam a igreja ou não o que importa é que sejamos fiel a Deus , e prestamos glórias somente a ele !!! A bíblia é nosso livro sagrado e que devemos seguir e olhar a vida através dos mandamentos de Deus , ao invés de julgar o que o outro deve fazer ou não , seguir ou não . devemos somente viver em Cristo e salvar a vida dos irmãos que precisam do amor de Cristo .
    Que Deus abençoe cada um de vocês , e que ele ilumine cada modo de pensar , por que não existe receita de bolo , mais sim um fé em um Deus de amor que é tão maravilhoso para nós e que não nos quer ver julgando ninguém por seu modo de pensar , deixe somente Deus guiar a vida de vocês e em relação a frequentar igreja ou não , na verdade está na palavra que devemos congregar porém cada um segue a Deus da maneira que acha certo , não devemos querer implementar isso para todos , pq se algum de nós estiver errado , somente Deus nos últimos dias irá nos julgar

    ResponderExcluir
  18. Na verdade, Deus nos criou para sermos seres amorosos , amigos , irmãos , Deus nos deu a vida e enviou seu filho Jesus Cristo para morrer por nós , então independente se nossos irmãos freqüentam a igreja ou não o que importa é que sejamos fiel a Deus , e prestamos glórias somente a ele !!! A bíblia é nosso livro sagrado e que devemos seguir e olhar a vida através dos mandamentos de Deus , ao invés de julgar o que o outro deve fazer ou não , seguir ou não . devemos somente viver em Cristo e salvar a vida dos irmãos que precisam do amor de Cristo .
    Que Deus abençoe cada um de vocês , e que ele ilumine cada modo de pensar , por que não existe receita de bolo , mais sim um fé em um Deus de amor que é tão maravilhoso para nós e que não nos quer ver julgando ninguém por seu modo de pensar , deixe somente Deus guiar a vida de vocês e em relação a frequentar igreja ou não , na verdade está na palavra que devemos congregar porém cada um segue a Deus da maneira que acha certo , não devemos querer implementar isso para todos , pq se algum de nós estiver errado , somente Deus nos últimos dias irá nos julgar

    ResponderExcluir
  19. Oséia 4:6 "meu povo perece por falta de conhecimento". Sugestão: Estudem eclesiologia, então auferirás conhecimentos sobre a igreja de Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  20. Prefiro não ter imagem nenhuma associada, se formos estudar a fundo o peixe, a cruz, vamos chegar aos sumérios Tamuz (a cruz de Tau e o símbolo de peixe)e a Semiramis... sua mãe... desde então Semiramis fica com o bebê Tamuz no colo... o que nos lembra???

    ResponderExcluir
  21. Se estudarmos a bíblia no conceito judaico até porque JESUS era um judeu, vamos ver que o peixe era um símbolo dos fariseus na época e não tem nada a ver com os cristãos. Eles usavam como alusão a ressurreição de Jonas, é só olhar a oração dele em Jonas 2:1-3.

    ResponderExcluir
  22. Tradições e seus equivocas.
    As escrituras sagradas não associa simbolos e seu texto é mto bom.
    Mesmo pq o grego chegou mto depois.
    E qto a dagon?
    O vdd cristão tem sede da verdade.
    Leiam ...pesquisem e fortaleçam uma fé verdadeira q não é baseada em pratos prontos servidos.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de parabenizar o autor e fazer uma contribuição, ao meu entendimento NASA não é um acrônimo, e sim uma abreviação. Semelhante, mas não se trata da mesma coisa, sugiro um exemplo melhor. E quanto a "idolatria ao peixe" acho um tanto quanto exagerado usar esse termo, sendo que, como ja foi dito em outro comentário, idolatria é dirigir a sua fé ao símbolo ou imagem. Sugiro mais cuidado ao escrever seus posts. Espero ter ajudado. Que a Graça do nosso Pai esteja conosco.

    ResponderExcluir