terça-feira, 9 de agosto de 2011

Igreja em células? Tome cuidado

Antes de começar a falar sobre esse assunto, queria dizer que vou fazer várias criticas a esse movimento, e vou claro explicar o porque, mas o mais importante é que o objetivo não é criticar e esculachar quem participa, ou quem promove, mas de coração mesmo, alertar sobre como funciona e qual o objetivo, e talvez por falta de informação essas pessoas nem saibam do que estão participando. Então o objetivo aqui é abrir os seus olhos, e não lhe criticar. Criticar como foi desenvolvido o modelo, e fazer você voltar a Glorificar a Deus e a Jesus Cristo.

Primeiro de tudo, não apenas nas Igrejas em células, mas também na maioria das Igrejas de hoje, você ouve alguém que faz parte dessas células ou Igrejas se arrependendo? Você consegue ver em algum lugar um culto ou reunião de células, onde alguém sai de lá arrependido, reconhecendo que se Jesus morreu por mim na Cruz, eu merecia estar morto, e me arrependo de tudo e me crucifico, morro para este mundo, para ter uma vida ressurreta em Cristo? Ou eles estão sempre felizes, falando que o culto ou a reunião foi "muito legal" ou muito "divertida"? Estão sempre falando "Aleluia" repetidamente e agradecendo por tudo que Deus tem feito na vida deles. Tudo sempre tem muita musica e muito entretenimento. E sabem porque? porque assim é fácil segurar as pessoas, se fossem pregar arrependimento e a verdadeira mensagem do evangelho, seria um pouco "chato" e muitos deixariam de frequentar e com isso a "igreja" não cresceria.

Já ouvi falar que o fundador desse movimento de Igreja em células foi o pastor Colombiano César Catellanos (Fundador do movimento G-12), que ao que me parece prega um evangelho meio "O Segredo", que pode ser entendido melhor no post anterior a este. Também já li em outros lugares que o fundador desse movimento foi Juan Carlos Ortiz da Argentina, e em outros lugares que foi  David Yong Cho da Coreia do Sul, e este ultimo tem o titulo de Maior Igreja do Mundo com aproximadamente 1 milhão de membros.

O mais impressionaste é que independente de quem tenha sido o fundador desse modelo, todos eles seguem a linha do evangelho da prosperidade, e do pensamento positivo como eu já escrevi nesse blog clique aqui para ver, clique aqui para ver e clique aqui pra ver. O que não me impressiona então o grande numero de pessoas que frequentam essas "Células" tendo como livros favoritos, livros como "O Segredo" e outros de atitude mental positiva. Já cheguei a ver pessoas que frequentam Igrejas e "Células" a terem como livros favoritos no facebook livros sobre vidas passadas. E ai eu me pergunto, o que estão pregando e ensinando nesses lugares? Isso é totalmente anti-bíblico, a bíblia é clara em relação a isso, se vive uma só vez.

Quero deixar bem claro que não sou contra, e pelo contrário até a favor, de pessoas de reunirem em casa, em grupos, para louvarem a Deus, se arrependerem, compartilharem suas experiências, e aprenderem sobre o evangelho. O próprio Senhor Jesus disse que:

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mateus 18:20)

Mas pelo motivo certo, pelos motivos que citei acima, arrependimento, compartilhar, aprender e meditar no evangelho, e não pelo objetivo principal dessas "Células", que são crescimento da Igreja líder das células,e alienação do povo para que não deixem a "empresa eclesiastica" diminuir, ou falir.

Se você pesquisar mais a fundo esse movimento de "igreja em células", vai descobrir que o principal objetivo do movimento é obstruir o pensamento dos indivíduos e leva-los a acreditar no "grupo". O objetivo do Movimento de Crescimento da Igreja é conseguir um movimento paradigma infiltrado em nosso pensamento, vendo os seus pastores, ou lideres de células, como "agentes de mudança". Eles usam as reuniões de pequenos grupos para desafiar antigos paradigmas e meios de pensar, transformando-os gradualmente.

No livro What's Wrong With The 21st Century Church?'" (O Que Há de Errado com a Igreja do Século 21?) do Dr. Robert Klenck ele expressa muito sabiamente isso:

"Quando a Palavra de Deus é dialogada (em vez de ser interpretada) entre os crentes e descrentes, com múltiplas versões bíblicas utilizadas (Eu recomendo não usar a NTLH, e dar preferência a NVI e Almeida RA) e o consenso é alcançado - acordo com o qual todos se sentem confortáveis - logo a Palavra de Deus é diluída de modo tão sutil que os participantes são condicionados a aceitar (e até mesmo a celebrar) o seu compromisso. A nova síntese torna-se o ponto de partida (tese) para a próxima reunião e o processo de mudança (inovação) continua. O temor da alienação do grupo é a pressão que impede o indivíduo de permanecer firme na verdade da Palavra de Deus, fazendo-o permanecer calado (auto-editado). O respeito humano (rejeição) supera o temor de Deus. O resultado final é um "movimento de paradigma" em como alguém processa a factual informação"

Os lideres das Igrejas em células, e com certeza não por maldade, mas por estarem também sendo influenciados ao erro, estão preocupados com uma "intimidade espiritual", mãos levantadas, sinais miraculosos, canções e danças, diversão e entretenimento. O estudo, ensino e pregação da palavra de Deus em seu verdadeiro significado são deixados de lados, e em alguns casos totalmente esquecidos. A maior ênfase são nas necessidades da pessoa, eles contam como outras pessoas que fazem parte conseguiram melhorar suas vidas, eles compartilham as experiências mundanas dos indivíduos participantes, suas atividades sociais, psicologia, aconselhamento, etc. para efetuar mudanças nas pessoas que frequentam os grupos, e deixam o ensino de Deus de lado.

Um dos "gurus" desse movimento o Sr. Ralph Nighbour, escreveu que:

"A experiencia de longos anos com grupos constatou que eles estagnam depois de um certo período. Durante os primeiros seis meses as pessoas atraem-se mutuamente; passado esse tempo elas tendem a se tolerar. por esta razão deve-se esperar que cada grupo de pastoreio seja multiplicado naturalmente após seis meses, ou que seja reestruturado."
(Ralph Neighbour - Manual do líder de célula, Pg 113)

Com essa afirmação podemos ver que as células são um método humano, totalmente manipulável com o objetivo de produzir "frutos" e fazer a igreja crescer, não estão muito preocupados como está seu relacionamento com Deus, seu arrependimento e sua salvação. Eles abrem e fecham células dependendo do fracasso e sucesso delas, não é o tempo de Deus, mas o tempo que os lideres determinam. Dessa forma o evangelho não seria poder, e sim filosofia, pois os homem podem manipular e determinar a sua eficácia.

No livro de Joel Comiskey, um dos adeptos desse movimento, intitulado "O Crescimento explosivo das Igrejas em Células" ele diz:

"Os lideres de células e os auxiliares que conduziram suas células a multiplicação devem ser valorizados e elogiados em publico diante de toda a Igreja." (Crescimento explosivo..., pg 97)

Com essa afirmação fica claro que esse movimento de Igreja em células dá muita ênfase as pessoas que as lideram. Isto está de acordo com o sistema deles pois a metodologia é puramente humana e os resultados são de autoria humana. Esse é o motivo pelo qual o crescimento das igrejas em células está sempre relacionado aos nomes dos seus Pastores e lideres, e porque eles cultivam os elogios a si próprios diante da igreja. Como pode ser visto no texto citado do livro, esse movimento é um instrumento de auto-proclamação e gloria humana. Isso é totalmente anti-bíblico, a glória é sempre a Deus. Essa prática aumenta o Ego, para si próprio, e isso é totalmente contra o evangelho de Cristo e isto como pode ser visto nos links onde coloquei outros tópicos do blog, um pouco acima (se você já não leu quando passou por lá, recomendo que leiam).

As reuniões dessas "células" dão mais ênfase ao "método" do que a Palavra de Deus. Nessas reuniões o objetivo não é conhecer a Palavra de Deus, e sim proporcionar experiências. E com isso, cada vez mais um método humanista, de experiências humanas sobre o que se acha certo e errado vai tomando conta dessas células, e cada vez menos a essência da Palavra de Deus fica presente.

Para apoiar esse meu comentário vou citar mais uma vez o livro de Neighbour:

"A célula é aquele lugar em que se dá apoio emocional e espiritual a cada membro. Ali a pessoa contribui com seu envolvimento pessoal, não com os conhecimentos e informações." (Manual do líder de Célula, Pg 173)

Aqui podemos ver nesse "manual" dos lideres de células que seu conhecimento da palavra de Deus não contribui muito, mas seu envolvimento pessoal. Essas reuniões não são fundamentadas em cima da Palavra de Deus, mas nos conhecimentos pessoais humanistas sobre determinados temas.

Acredito que muito disso, seja porque os próprios lideres das Igrejas, ou Pastores, não estejam tão preocupados com o grau de conhecimento sobre a Palavra de Deus desses lideres de células. Tenho uma pequena impressão que muitos desses lideres de células não teriam o conhecimento necessário para transmitir a palavra de Deus, mas isso não é problema para a Igreja em células. Olhem esse outro exemplo retirado do livro de Joel Comiskey:

"No entanto, treinamento não é tão importante como a vida de oração do líder e a clareza de seus alvos." (Crescimento explosivo... pg 27)

Aqui fica claro que os "alvos" são mais importantes do que o conhecimento e treinamento desses lideres para te mostrar a palavra de Deus.

Na próxima pagina Comiskey diz:

"Uma liderança eficaz de células é muito mais uma aventura liderada pelo Espírito do que uma técnica de estudo Biblico." (Crescimento explosivo... pg 28)

Aqui ele afirma que um líder de célula não precisa entender bem a palavra de Deus, pois sua experiência é uma aventura liderada pelo Espírito. Mas se a Bíblia diz que a fé vem por ouvir e conhecer e palavra de Deus, e só quem tem fé, tem o Espírito, eu me pergunto que espírito está liderando essa "aventura".

Eu poderia citar muito mais exemplos de heresias com a palavra de Deus praticada pelas Igrejas em células, mas o texto seria muito grande. Acho que já deu pra se ter uma idéia de onde você está se estiver participando disso. Pode parecer tudo muito bom, pois claro estão indo em nome de Cristo, mas tome muito cuidado.

Provérbios 14:12 diz:

Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.

E também gostaria de citar:

Disse Jesus: "Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? (Lucas 6:46)

Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?”
Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!
Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. (Mateus 7:21-25)


O que poderíamos dizer de um método que considera os "alvos" mais importantes do que os treinamentos dos lideres para ensinar o verdadeiro evangelho? De uma liderança que da mais ênfase as experiências mundanas do que ao estudo bíblico? Essa sistema não se encontra nas escrituras sagradas. Um sistema de liderança de rede com um pastor geral. A ideia até seria boa se fosse para o propósito correto.

A Igreja em células é o ambiente perfeito para a proliferação de heresias.


Existe até alguma verdade no que os lideres de Igrejas em células dizem. Nós precisamos de outros cristões e não podemos resistir sozinhos. Mas então peça ao Senhor de todo seu coração a te levar a pessoas que transmitam a essência da palavra de Deus. Pelo o que você precisa se arrepender, e pelo o que você precisa tirar da sua vida pecadora. Principalmente seu Ego, esse deve ser morto, crucifique seu Ego e morra junto com Cristo na Cruz.

Reuniões não dependem de um líder orientando você através de um modelo ou série de perguntas objetivas o conduzindo a uma lavagem cerebral. Não existe um método, ou um programa a ser seguido, elas dependem da sua capacidade de sentir o Espírito Santo te conduzindo. E o Espírito Santo só é dado aqueles que realmente estão com Cristo. Hoje, o Espírito pode te levar a louvar e agradecer, amanha a se arrepender de algo que você fez, e não estar com disposição para cantar, mais sim de se arrepender. Outro dia de compartilhar uma experiência, ou de meditar na palavra de Deus, e não depender de um método ou um programa, que sempre começa com 15 minutos disso, depois 15 minutos daquilo.

Como eu disse no começo, o objetivo não é criticar e "tacar" pedras, mas abrir os olhos, sobre o que está sendo passado na sua Igreja ou "célula", e como isto está sendo feito. Para que você possa orar e pedir a Deus para te mostrar um caminho correto onde não haja heresias, e a verdadeira essência da Palavra de Deus te seja mostrada.

Ai você pode pensar assim, mas a Igreja em células que eu participo é diferente e não é assim. Mas reflita que tem esses princípios, e com certeza em todas tem um pouco do que eu descrevi nesse post. E tenho certeza que todos que participam vão se identificar com alguma coisa descrita aqui.

Ou o Evangelho da Prosperidade, ou o Pensamento Positivo, ou o entretenimento ao invés do arrependimento, lideres despreparados, valorização dos lideres (o que massageia o Ego), A palavra de Deus deixada de lado dando mais ênfase aos relacionamentos humanísticos, etc. tenho certeza que alguma dessas coisas ou mais de uma, você vai presenciar nas Igrejas que usam esse modelo, e tudo isso é perigoso. Então tome cuidado e procure conhecer mais a Palavra de Deus, e não a só falar amém ao que seus lideres te falam.

Não se pode beber do cálice do Senhor e do cálice dos demonios; não se pode participar da mesa do Senhor e da mesa dos demonios... Todas as coisas são lícitas mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam" (1 Corintios 10:21,23)


Fonte de Pesquisa: http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=1373 e http://www.monergismo.com/textos/igreja/igreja-celula_bezerril.pdf adaptado e alterado por mim.

59 comentários:

  1. Você já visitou alguma célula? melhor, mais de uma? Devemos criticar o que já vivenciamos .Leituras são importantes para o conhecimento,mas viver é muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. frequento uma celula a alguns meses, e muitas coisas observadas ai e verdadeira, todavia eu nao me contamino, ministro a palavra como deve ser feita e vejo algumas pessoas sendo transformadas, mas sem duvida existe mesmo um comodismo doutrinario em muitas celulas

      Excluir
  2. Reuniões celulares com quebra-gelo, entrosamento, mas sem leitura e pregação da Palavra de Deus não representa um modelo de Igreja estabelecido nas Sagradas Escrituras. O modelo de igrejas em células não foi o método utilizado pelos Apóstolos no Novo Testamento, pois, esses ao contrário das células, procuravam lugares onde havia grande concentração de pessoas para pregação da Palavra. Substituir os estudos bíblicos, realizados por mestres chamados por Deus para exercer esse ofício, por leigos não vocacionados em reuniões celulares, é como edificar uma casa sobre a areia e não sobre a rocha. Substituir o Culto, que foi cuidadosamente estabelecido por Deus para sua glória por reuniões celulares como estratégia humana de crescimento da membresia é colocar em dúvida a Soberania de Deus sobre o plano de salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pelo que vejo não leu atos dos apostolos.."e pemaneciam unanimes no templo e de casa em casa",..se observar Paulo dando recomendações em Romanos para lideres de grupos pequenos varios nomes citados isso eram celulas.....vc deixa a responsabilidade apenas para o pastorda sua igreja ...quantas pessoas vc ja ganhou pra cristo....????

      Excluir
    2. na verdade pode se indentificar caso queira como celulas ou culto nas casas e por ai vai, pelo fato que naqueles dias nao tinham templo propio ainda, Em 2:44,46, está registrado que eles “todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do Templo, e partiam o pão em suas casas...” A questão do local onde se reuniam gera controvérsias até hoje. Fato é que eles não tinham templos como entendemos ser isso hoje.O templo a que se refere o texto bíblico é o templo da religião judaica na antiga Jerusalém, e os irmãos e irmãs tinham também momentos de adoração nas casas, onde participavam da Ceia do Senhor, conversavam sobre a vida e oravam a respeito.Os primeiros cristãos reuniam-se no templo em Jerusalém, nas sinagogas, ou nos lares ( At 2.46; 13.14-16; 20.7-8 Não temos prova alguma de que os cristãos tenham construído instalações especial para seus cultos de adoração durante mais de um século após o tempo de Cristo. Onde os cristãos eram perseguidos, reuniam-se em lugares secretos como as catacumbas (túmulos subterrâneos) de Roma

      Excluir
  3. clero, clero, clero pode ti levar pro inferno.... tem sido assim na igreja romana, agora alguns querem na igreja evangélica. Ganhe vidas, mim mostre seus frutos ai te digo que árvore tu és. Sem isso, só nesse bla bla bla... não vai para canto nenhum.

    ResponderExcluir
  4. Olá querido..Acredito na sua boa intenção em esclarecer o assunto, porém, muitas argumentações suas não verdadeiras. Estou há 13 anos no ministério igreja em células e desconheço 70% dos seus argumentos..Há uma grande diferença entre movimento G12 que usa o termo células, ser uma igreja com células, ser uma igreja em células e ser uma igreja nas casas. Minha sugestão é que você cogite a possibilidade de aprender um pouco mais, para assim ter uma embasamento maior e melhor e assim servir as pessoas com a sua boa intenção de "abrir os olhos". Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Olá querido, Jota, ñ sei a razão pela qual você não fala seu nome verdadeiro, mas, eu te digo que os líderes de células são preparados e têem conhecimento da palavra de Deus sim. Leia Êxodo cap. 18-AT; no Evangelho de Mateus cap. 3, João Batista precursor de Jesus pregou arrependimento, mas Jesus foi além dele, Jesus pregou: arrependimento,fé,cura,libertação,ensino,batismo e salvação e além disso deu uma ordem apenas p/ quem for discípulo Dele, disse:"Portanto,ide,ensinai todas as nações,batizando-as em nome do Pai,e do Filho,e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28:19-20) e mais querido leia o livro de Atos dos Apóstolos você verá que os discípulos de Jesus deram sequência na sua doutrina. No cap. 2:46-47 você vai perceber que eles tinham tudo em comum, se reuniam no templo, nas casas, se alegravam e louvavam a Deus(isso é o que fazemos em uma CÉLULA, e p/ honra e glória do Senhor falamos muito sobre salvação(Jo 3:16,Jo 10:10,Jo 14:6,Ap 3:20) sobre fé e batismo (Mc 16:16,At 16:31),sobre o Espírito Santo,ser abençoado em nome de Jesus (Jo 14, pregamos cura (Is 53,4-5) . Se quiser saber mais um pouquinho venha frequentar as nossas reuniões(célula)para vc sentir a presença e o mover de Deus, precisamos de homens que edifiquem o REINO, não que O destrua. Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me, meu nome é Jacir

      Excluir
    2. Bom dia JAcir, meu nome é Carlos Eduardo e está ali na seçao "Quem sou eu" no canto direito do blog, com meu e-mail pra contato.

      Em relaçao as células eu apenas fiz uma Critica ao que estava escrito nos livros de Ralph Neighbour - Manual do líder de célula, e "O Crescimento explosivo das Igrejas em Células" de Joel Comiskey,

      E são eles que estão desmerecendo as células pelos seus comentários e não eu, eu apenas dei minha opinião sobre o que eles falam sobre células.

      Acredito que possam ter células, poucas, que realmente levem os participantes ao arrependimento e obediencia, mas também acredito, pelas que eu já vi, que existem muitas que não fazem isso, apenas formam muitos adoradores de musiquinhas gospel, que não tem nem noção do que realmente é fé, do que é realmente obediencia e arrependimento, não conhecem a história do Critianismo para entenderem o porque dessa bagunça.

      Temos que entender que tanto o Catolicismo quanto o protestantismo, resumindo o Cristianismo em geral, fazem parte da mulher montada na besta de Apocalipse 17, entao o problema nào está nas células, vai muito além disso, está no cristianismo em geral, as células sao paenas uma ferramento desse sistema babilonico, que vai Cair (apocalipse 18)

      Excluir
    3. Fui da Assembleia de Deus durante 15 anos e não aprendi nada da Bíblia além das historias mais famosas e coisas do tipo "Deus exalta você pros seus inimigos verem que você é ungido". Enfim, estou a 8 meses numa igreja em células e já aprendi mais da palavra do que nos 11 anos que passei na AD (inclusive esse ano estamos em proposito de ler a Bíblia Toda e estuda-la em 2014). Essa semana, vi uma líder da juventude da assembleia de Deus comentar no facebook em uma foto da farda de um evento da igreja: ""Tenho 30 anos de crente e nunca usei nada com cruz, o que significa essas três cruzes nessa camisa? Não gosto de cruz!"" Me pergunto: como alguém é crente a 30 anos e não sabe que a cruz nos libertou e que 3 cruzes representam o calvário? Tipo, você tem o direito de publicar o que você quiser, só lhe digo 3 coisas: 1- Você questionou o fato dos líderes de celula serem usados pelo espirito, e pra escrever esse post, você foi guiado pelo espirito? ou foi atitude humana? 2- O nome célula se dá pelo fato de um pedacinho pequeno (mas não menos importante) do corpo de cristo estar tentando surgir, o importante é o crescimento do corpo e não da igreja. Existem pessoas que se convertem na célula, mas vão congregar em igrejas sem células, e damos glória a Deus que mais uma vida alcançou a salvação. 3- No grande dia quero é muita pedra na minha coroa, estou fazendo minha parte. Faça a sua na sua igreja, e que Deus nos abençoe! A Paz!

      Excluir
    4. http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/QEstaAtrasG-12.G12.GrupoDoze-MBasilio.htm

      Excluir
    5. Se conhecesse o livro de Atos saberia o verdadeiro surgimento desse método e não teria falado essas coisas e o que percebo é falta de discernimento espiritual e bíblico. Precisa rever esses seus conceitos e estudar mais a Bíblia e aconselho você a estudar e conhecer a igreja primitiva na qual se vem toda essa origem e métodos de trabalho em células . Biblicamente falando se não fosse através desse método e da ousadia dos apóstolos você se quer conheceria a Deus e jamais a palavra chegaria na sua vida. Pois as as células são a continuidade da pregação da palavra e se a palavra de Deus chegou até a sua vida e a minha vida foi por que já veio dando certo muito antes de você pensar em falar essas contradições.
      Meu nome é Maykon Douglas e sou cristão a 3 anos e opiniões como as suas não muda nada que tá na Bíblia e pra mim o importante é a Bíblia( aquilo que Deus me mostra e me fala através dela) Uma coisa que aprendi nessa minha caminhada com Jesus foi :
      Que a opinião do homem não vale nada o que vale realmente é a palavra de Deus.

      Excluir
    6. to fora igreja em celula

      Excluir
  6. Um conselho de irmão, não se levante contra o que Deus está exaltando, você poderia falar do mundo do diabo, mais com todo o seu intelecto você resolve se levantar logo contra a noiva do meu Jesus a quem você diz seguir, a palavra de Deus diz que "aquele que toca na igreja toca em Mim", Moisés feriu a Rocha que era Cristo e não entrou na terra prometida, veja bem quem você vai ferir para não deixar de cumprir todo o propósito de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cristianismo em geral, 99% não faz parte da Noiva... mas da mulher montada na besta...

      e estou falando do mundo do diabo... aquele se transfigura em anjo de Luz... ou você acha que o Diabo soh faz coisas ruins? muita coisa maravilhosa acontecendo por ai eh do diabo para desviar as pessoas da salvação e da pura devoção a Cristo...

      Excluir
  7. HA um aspecto histórico, pertinente a ser enfocado sobre a comunidade Cristã, nos primeiros seculos, onde percebe-se dinâmicas e paradigmas que concentravam-se em pequenos grupos. pois a formatação de uma "igreja" "templo" modelo como nos dias de hoje, era um tanto inviável pela questão do domínio romano,e seu controle politico religioso. Desta forma, não havia com frequência grandes concentrações,em locais públicos ou templos.Em atos dos apóstolos percebe-se, que a dinâmica da igreja estava no aspecto de comunidade,que significa relacionamentos, reciprocidade, amor. A igreja consegui prevalecer por todos os ataques deferidos, primeiro pela graça, depois pela unidade,que havia entre esses cristãos. Assim, o principio de célula,que hoje é implantado por muitas igreja tem seus pontos positivos, e negativos, assim como alguns aspectos clericais que ainda permeiam a igreja mesmo as ditas históricas focam-se muitas focam-se nas suas tradições, do que na graça e na contextualização trazendo um reducionismo em sua visão.Desta forma,deve-se fazer como o apostolo Paulo,nos diz examinar tudo e reter o que é bom.Eu sou de uma igreja em célula, e nunca presenciei nada de anormal teologicamente,buscamos com intensidade conhecer mais o nosso Pai, que muitas vezes as religiões colocam-no como um ser fragmentado, distante inalcançável, ás vezes fruto de nossas projeções, e neuroses, desenhamos ele como um ser iracundo, maquiavélico.Assim, a essência do culto está na nossa comunhão com Deus, e com o próximo que é o amor. Entendo, que devemos decentralizar o culto a Deus, como algo estático, informal e litúrgico, mas trazer o Aba. Tão temido pela religião, judaica tão esquizofrênico, como na religião muçulmana. Cristo nos trouxe a si próprio,ele nos basta, ele é a força que sustenta a sua igreja.. Ele não é religião mas veio nos religar com o PAI.

    ResponderExcluir
  8. PRECISAMOS, AO MEU VER, SAIR DESSE PURITANISMO SECO E ESTÉREO QUE MAIS PARECE UM CATOLICISMO. PENSAMENTOS ASSIM, OS QUE SÃO CONTRA AS IGREJAS SE REUNIREM EM CASAS COM DISCIPULADO DE GRUPO,ME LEMBRAM MAIS OS FARISEUS QUE ERAM CHEIOS DE SI, DEFENDIAM A "VERDADEIRA DOUTRINA" MAS NUNCA TINHAM EXPERIMENTADO UM ENCONTRO SALVADOR COM JESUS. NEM JESUS, NEM OS APÓSTOLOS, NEM AS ESCRITURAS DEFINIRAM OS MÉTODOS DE EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO (O QUE É A ESSÊNCIA DA IGREJA EM CÉLULAS) A NÃO SER QUE DEVERIA SER PELA PREGAÇÃO DA PALAVRA, EM QUANTO CAMINHAVAM NA VIDA, NO DIA A DIA. JESUS SEMPRE EVANGELIZOU PREGANDO A INDIVÍDUAS, GRUPOS E MULTIDÕES. ELE ENTRAVA EM CASAS, PREGAVA EM MONTE, NO DESERTO, EM PRAIAS, EM BARCOS, NA TERRA, NA ÁGUA, EM TEMPLOS E ONDE FOSSE OPORTUNO. ME DESCULPE JOTA, MAS ACHO QUE ESSE TIPO DE COMENTÁRIO SEU SEM EMBASAMENTO BÍBLICO LIVRE DA PRESUNÇÃO E DE PREGUIÇA, PARECE PREGUIÇA DE PENSAR, DE AGIR, DE TRABALHAR, DE IR ATRÁS DAS OVELHAS, E MEDO DE DEIXAR O CONSERVADORISMO. NÃO ACREDITO, COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, QUE UMA IGREJA SAUDÁVEL NÃO DÊ O FRUTO DO CRESCIMENTO DE MEMBROS SALVOS, ARREPENDIDOS E TRANSFORMADOS, HÁ NÃO SER QUE ESTEJAMOS SACRALIZANDO OS MÉTODOS, AS TRADIÇÕES E AS INSTITUIÇÕES. ISSO NÃO TEM NADA HAVER COM INVENCIONISMO E SIM COM PROXIMIDADE DAS PESSOAS. TENHO HORROR A ESSE ESPÍRITO FARISÁICO QUE NÃO FAZ ACONTECER E FICA ESCONDIDO ATRAS DA SOBERANIA DE DEUS. ISSO É UMA AFRONTA Á SOBERANIA DE DEUS. SOBERANIA DE DEUS NÃO É FICAR DENTRO DO TEMPLO COM LITURGIA MONÓTONA PREGANDO PARA OS BANCOS. POR QUE DEUS É SOBERANO É QUE PODEMOS IR NAS CASAS DAS PESSOAS, NO DESERTO, NAS RUAS, NAS CAMPINAS, NAS ESCOLAS, NOS ESTÁDIOS E EM MUITOS LUGARES SEMEAR A SEMENTE CRENDO QUE A BOA TERRA RECEBERÁ A SEMENTE E FRUTIFICARÁ.

    ResponderExcluir
  9. Querido, você não pode falar de algo que você não experimenta.
    é a mesma coisa de um padre aconselhar sobre casamento, como, se
    ele nunca foi casado? você tem a mesma credencial.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkk este irmão Jota só pode não conhecer o que é célula e como elas funcionam, ou teve alguma experiência a marga em alguma coisa que ele considerou célula, pois não ha uma maneira melhor de ganhar e cuidar de ovelhas do que as células. Eu desconheço estes argumentos dele i em cima totalmente ignorante a respeito de células ou ele só copiou e colou algo que ele nem leu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da células não sei mas o discipulado com certeza E uma heresia pois ele desmente a biblia dizendo interpretar. O verdadeiro discipulador e o espirito Santo e vc só terá ele se crer na palavra de Deus vcs dizem interpretar mas na verdade Fala que o que está escrito na verdade não é isso é outra que não tem nada a ver a biblia esta em muito bom e claro português e só ler e crer e nao tentar descobrir porque isso é duvidar de Deus.

      Excluir
  11. concordo completamente com a tese as células são ante bíblicas crente de verdade não cai nessa e quem não concorda sinto muito,pois com certeza tem que haver cultos em lares quando e para edificação das pessoas não por interesses,a gloria e somente para DEUS,quem disse que para darmos opiniões e preciso vivenciarmos?negativo,pois quem e sábio não precisa praticar o errado pra saber que não pode inteligentes de verdade aprendem com os erros dos outros e se há uma coisa que não quero participar e essa negação de células sinceramente enquanto vocês estão participando dessas coisas há pessoas la fora precisando ouvir a palavra de DEUS quem não concorda comigo jesus te abençoe e te der sabedoria abra seus olhos e enxergue o que e de Deus não e.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, niguém se gloria não , fazemos a obra do Senhor , e temos um amor pelas vidas assim como Jesus disse, para nos amarmos uns aos outros com ele nos amou, e eu te digo mais , não somos como vocês que vão ao uma reunião de culto de celebraçao ao domingo e diz se crente , não consegue nem matar o mundo que esta dentro de você ! deixe de julgar os outros e faz a obra de Deus !

      Excluir
    2. Nunca vi tanta besteira escrita. Vai ler, pesquisar, crescer no conhecimento, para não ficar falando o que não entende.

      E o pior, deve ser líder na igreja que congrega. Misericórdia.

      "Até o tolo é reputado por sábio quando se cala" Prov 18:28
      Aprenda isso!

      Excluir
  12. A paz amados, eu liderei essas reuniões e olha que ganhamos vidas para cristo,uma delas hoje glorifica a Deus com uma conversão genuina,por isso esse trabalho realmente tem a mão de Deus.

    ResponderExcluir
  13. ;;;Do que adianta sair das quatro paredes da igreja para ficar nas quatros paredes de uma casa? ...Pra mim isso nao é o IDE !! Levar um determindo numero de pessoas a aceitar Jesus com estratégias pré estabeleidas é muito diferente de levar ao verdadeiro arrependimento que vem somente através da palavra e da presença do Espírito Santo. Essa estratégia ainda se torna mais perigosa quando por traz do objetivo "ganhar almas" esta velada a verdadeira intenção que é a de crecer a igreja. E ainda, percebo muita exaltação de alguns grupos de células quando anuniam ao vento a quantidade de almas que ganharam em sua reunião, ai eu me pergunto: Será que essas pessoas realmente foram levadas ao verdadeiro arrependimento? Porque, dificilmente uma pessoa após passar um momento de descontração "quebra gelo", ouvir 2 louvores, e após ouvir um estudo voltado à vida com Cristo, ao ser indagada com o apelo de aceitá-lo dificilmente esta pessoa se negará a aceitar Cristo naquele momento, pois foi tudo muito favorável tudo que ela ouviu ali, quem se negaria a aceitá-lo? ainda mais, na frente outras pessoas. É aqui que eu vejo um grande risco, porque será que essas vidas foram mesmo ganhas, ou será que serviram apenas como números para exaltação do lider e de sua igreja. Será que foram mesmo ganhas para Deus ou para o resultado pré estabelecidos em método criados por homens?? ... Amo a Cristo, e entendo o meu chamado, e quero ganhar almas para seu reino sem nenhuma conjectura e hermenêutica duvidosa a sua palavra! ...Respeito a opinião de todos quanto ao tema, mas, essa, é a minha!

    ResponderExcluir
  14. Muita filosofia pra poucos frutos.Tenho certeza que gente que se expressa tão bem e é tão polido em explicar o mover de Deus é gente que conhece muito e tem pouco frutos(almas).O segredo não está nos modelos e sim na sua responsabilidade de:pregar,cuidar,discipular e enviar. tá fazendo isso? independente do modelo não tem como fugir de nossas responsabilidades em apascentar pessoas e depois desafia-las a fazer o mesmo. Jesus curou a sogra de Pedro e ela passou a servi-lo. O gadareno queria seguir a Cristo e ele não deixou pediu que ele voltasse para sua familia!!! Deus é multiforme em sabedoria e vem vc falar mal de celulas,de campanhas e de modelos que não aprova. Vamos sim combater os extremos e as heresias mas nunca esquecer que somos um Corpo e cada membro deste tem uma função definida pelo próprio Deus,se as pessoas não se converteram é só esperar pra vêr, figueira sem fruto morre,agora se basear em suas filosofias para defender o que acha da Igreja de Cristo e aposto que fala da Igreja sem nenhuma lagrima nos olhos e mas já cometendo o pecado de julgar,acredito que sua contribuição em oração a favor da Igreja é minima e por isso se torna desqualificado todo aquele que não chora,ora e se arrepende pelos pecados do povo de Deus.Seja em células ou campanhas,seja falando em liguas dos Anjos ou não falando,ame a Deus e ao seu próximo,como vai fazer isso vc decide.

    ResponderExcluir
  15. não julguei para não ser julgado da mesma forma, eu tenho certeza que sua cabeça é maior que sua inteligencia pelo fato que você não volta atraz nas zer suas coisas, ei deixa eu te dizer uma coisa corte seus galhos podres e veja outras coisas pense nisso que você acha e tenta transformar em algo para Deus ex se acha que as celulas são assim construa um que não seja assim e mostre que pode ser feita de outra forma ganhe vidas é o seu papel não importa da forma de como você faz o que vale é o que ta escrito ( vai e pregue meu evangelho a toda criatura) disse Jesus abra seus olhos

    ResponderExcluir
  16. vc é ridículo vc só fala besteira e asneira pq vc não preocura uma dessas igrejas em "células" e se arrepende de seus pecados e injurias dai Deus terá misericórdia de vc.

    ResponderExcluir
  17. RESUMINDO ,,,AS CÉLULAS ESTAO MATANDO O CORPO ESPIRITUAL DE MUITOS QUE ESTAO SEGUINDO ESSA FALSO EVANGELHO

    ResponderExcluir
  18. cara , você é um homem carnal , tu nao sabe de nada que esta falando , vai se converte e le a biblia é o que vc esta precisando :D

    ResponderExcluir
  19. Comecei a frequentar uma igreja em células, e é muito bom, a Palavra de Deus é pregada, louvamos, adoramos, e testemunhamos, existe uma relação de amor e carinho com os irmãos de lá, não é nada escondido como muitos dizem, a célula está aberta para todos, e os que sentirem vontade podem ir, é tudo feito na base da Palavra, não há problema algum em nos reunirmos para falar de Deus, mas há problema quando acontecem divergências com a Palavra, mas onde eu vou isso não ocorre. Para vermos se algo é realmente de Deus ou não, temos que observar se as pessoas que estão lá nos levam para mais perto ou mais longe dEle, se elas tem conhecimento da Palavra, se são alegres em Cristo, e se sacrificam para edificar a obra. Desde que as coisas estejam sendo feitas debaixo das Escrituras Sagradas não há problema nenhum, mas é necessário orar e vigiar para que não caiamos nas coisas desse mundo. Vale lembrar que não são todas as igrejas em células que praticam heresias, realmente há muitas que sim, para tudo há exceções, e são por essas exceções que vale a pena continuar, e nunca parar de pregar a Palavra, independentemente de onde estivermos.

    ResponderExcluir
  20. Caro Jota, tentei resisitir a postar um comentário sobre os seus argumentos contra as igrejas em células, mas vou te dizer algo: perdi tempo lendo esse monte de asneiras que vc postou...vc está totalmente por fora de como as células funcionam...aconselho vc a buscar mais conhecimento sobre o assunto antes de postar algo sobre o tema...se vc quer mesmo ajudar as pessoas, então frequente pelos menos um mês uma igreja em células...Olha rapaz, vc não tem conhecimento suficiente para discorrer sobre o assunto, tanto que a base dos seus argumentos são "achismos"...vc acha isso, vc acha aquilo,...misericórdia...vai ler mais vá! em nome de Jesus, eu oro para que Jesus tire as escamas dos seus olhos... Raimundo, Macapá-AP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo na íntegra com o seu parecer. Felizmente parei de ler na metade do artigo.
      Ainda acho que não foi ele que escreveu. Simplesmente postou aqui. Até porque quando questionado nesse espaço, ele contradiz o que escreveu.
      Enfim, nunca vi tanta asneira num só artigo. Pr Antonio, Espírito Santo

      Excluir
  21. já visitei igreja em células , e la vi pessoas aceitando a Jesus , vi a pregação da palavra, onde se falava de arrependimento e viver uma vida de santidade em Cristo,mas hoje em dia o q se ve é uma dificuldade de ate para servir a JESUS as denominações so sabem criticar uma as outras , falar mal, julgam sem ao menos conhecer , eu acho q devia haver mais respeito.

    ResponderExcluir
  22. Eu ja fiz parte de igreja em celula e nunca mais quero voltar. Estou feliz com meu Jesus simples, sem metodos e alvos a cumprir.

    ResponderExcluir
  23. Definitivamente não acredito em igrejas que usam este método de células, assim como não acredito no tal do G12, o evangelho do Senhor e simples, o ide não tem nada haver com células, não existem sistemas ou formulas, para convencer ninguém, se o Espírito não convencer, do pecado da justiça e juízo, não há didática que faça o homem se converter igreja não é templo e muito menos célula, igreja somos nos templos vivos do Espírito Santo de Deus, sem contar, que há uma grandes disputa entre os líderes, para ver quem consegue ganhar mais vida para a determinada a igreja, esta competitividade, não procede do Senhor, almas são ganhas para o Senhor, e não para igrejas de alvenaria. Pastor José Walter Oliveira - Ministério de Missões Mundial urgente - MMMU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quis dizer que nao acredita em nada. Certo? Pois primeiro diz que nao acredita no método. E seguidamente diz que "não existem sistemas ou fórmulas". Em parte tem razão. Porém é contraditório nas suas palavras. Seja mais claro.

      Excluir
  24. SEI QUE COM AS CÉLULAS MUITAS PESSOAS CONHECEM A CRISTO E SE CONVERTEM, MAIS QUERIA SABER SE NO MOMENTO QUE E ELAS SE CONVERTEM, ELAS TEM O ACOMPANHAMENTO CERTO PARA AJUDAR A DESCOBRI SEUS DONS SEI QUE DEUS NOS DEUS DONS E DEVEMOS INVESTIR NISSO OU O INTUITO E SO GANHAR MEMBROS E CONTINUAR DO MESMO JEITO?

    ResponderExcluir
  25. Sinto muito mas... Até agora não li nada sobre : O amor de Deus por nós e se não fosse Jesus não estaríamos nos sentido filhos de Deus , ah! Quanta ingratidão, não precisamos desta balelas todas, senti que a competição entre vocês é muito idiota e vazia, vcs não chegaram nem ao censo comum à todos que é Jesus, como vcs estão gatinhando ainda em pleno século 21, tufo foi vaidade até aqui onde eu, Vocês tem de tomar muito cuidado com a vaidade e o egoísmo tentando resgatar almas esta competência é de Jesus não de nos pecadores como todos nós Somos

    ResponderExcluir
  26. Sinto muito mas... Até agora não li nada sobre : O amor de Deus por nós e se não fosse Jesus não estaríamos nos sentido filhos de Deus , ah! Quanta ingratidão, não precisamos desta balelas todas, senti que a competição entre vocês é muito idiota e vazia, vcs não chegaram nem ao censo comum à todos que é Jesus, como vcs estão gatinhando ainda em pleno século 21, tufo foi vaidade até aqui onde eu, Vocês tem de tomar muito cuidado com a vaidade e o egoísmo tentando resgatar almas esta competência é de Jesus não de nos pecadores como todos nós Somos

    ResponderExcluir
  27. totalmente infundado este comentário, simplesmente copiou e colou dos livros que leu................vc já ouviu falar em Jetro? leia o que ele fez!!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, meu caro
    Li o seu texto inteiro e pelo pude perceber você expõe apenas o seu ponto de vista sem ao menos ter experimentado ir em uma reunião de células, e até mesmo os texto bíblico que você usa para justificar seu ponto de vista abre margem para serem aplicados também dentro dos templo! Quantos pastores e líderes não estão fazendo o que Jesus ordenou, e tem falhado ou pregado heresias em cima do altar!? O que eu creio e acredito é que a palavra de Deus deve ser pregada e ensinada, isso é fato; já quanto aos meios que vamos usar para alcançar esses perdidos? Vamos deixar o Espirito Santo nos guiar...Que a paz do Senhor te encha e te faça compreender que o verdadeiro evangelho é direcionado para salvação e para ganhar almas.E um conselho amigo, tome muito cuidado com o que você posta, porque como um atalaia você pode estar levando pessoas para o inferno, e o sangue delas será cobrado de suas mãos.(Mateus 15:8e11 -Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.)

    Mt 28:15 - Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

    Mc 2:17 - Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores".

    ResponderExcluir
  29. OLA,PARTICIPO EM CELULAS,GRUPOS CASEIROS ,GRUPOS DE COMULHAO ETC ,PEQUENOS GRUPOS EM CASA E BIBLICO ,COM VARIAS VEZES PAULO MANDANDO CARTAS PARA IGREJA NAS CASA,
    ESTES MOVIMENTOS FOI BOM NO SENTIDO DE AUMENTAR A COMULHAO ENTRE OS IRMAOS,NEM TODAS AS CELULAS PENSAM DA MESMA FORMA NAO PODEMOS GENERALIZAR ,O QUE SOU CONTRA E MUITOS CELULAS LIGADAS A ALGUNS PASTORES, OU DENOMINACOES FORMADO UM SISTEMA DE PIRAMIDE ,SENDO QUE AS IGREJAS NAS CASAS DA IGREJA PRIMITIVA ERAM AUTONOMAS E NAO ESTAVAM LIGADAS A NENHUMA INSTITUICAO OU DENOMINACAO

    ResponderExcluir
  30. A paz do senhor a todos....Quantas Almas ganhariam se juntassem essa força que vcs tem para brigaram em palavras a respeito do que é e o que não é celula, a bíblia diz que nós temos o livre arbítrio para sermos ou fazermos o que quisermos, temos o direito de escolher, não participo mais também não critico, unan-se para lutar contra o nosso aniversário e resgatar Almas que estão indo para o inferno. Enquanto discutem muitas pessoas poderiam ser resgatadas pela escritas de vcs...

    ResponderExcluir
  31. A paz do senhor a todos....Quantas Almas ganhariam se juntassem essa força que vcs tem para brigaram em palavras a respeito do que é e o que não é celula, a bíblia diz que nós temos o livre arbítrio para sermos ou fazermos o que quisermos, temos o direito de escolher, não participo mais também não critico, unan-se para lutar contra o nosso aniversário e resgatar Almas que estão indo para o inferno. Enquanto discutem muitas pessoas poderiam ser resgatadas pela escritas de vcs...

    ResponderExcluir
  32. Sou líder de célula e meu irmão vc está equivocado a principal palavra da célula é a mensagem de Jesus Cristo vc não pode generalizar seu comentário não tem nexo pare de falar contra o corpo de Cristo Jesus meu irmão tem picareta em todos os segmentos mas tem pessoas honestas também que o Espírito santo te convença em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  33. Vivencie primeiro, depois vc argumenta. Deus tenha misericórdia desse povo que julga !!

    ResponderExcluir
  34. Btother tu falo que não segue religião mas tem uma... por isso Brasil é visto la fora como um país de burro.. no hanque estamos em últimos.. acordem preguem a palavra de Deus fação discípulos falem das boas novas busquem arrependimento e santidade orem por todos amar a todos ajudar não criticar busque experiência com Deus se livrem dos desejos da carne de abraços espalhe a palavra não deixem q a religião te deixe longe disso vá e pregue busque conhecimento e a santidade agrade a Cristo q vc vai viver experiências fortes..

    ResponderExcluir
  35. Minha igreja é em célula, e prega p evangelho verdadeiro, De Jesus morto na cruz pela salvação dos nossos pecados, Já tivemos varias pessoas aceitando Jesus, Graças a Deus. Se arrependendo verdadeiramente. Vc pode está falando de alguma igreja especifica, mas tem muitas igrejas em célula que pregam o evangelho verdadeiro sim. Muitas que se preocupam em salvas almas e levar pecadores ao arrependimento, e seguindo os passos do nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  36. Paulo fez uma celula na prisao, e levou a salvacão pra todo o lar do carcereiro. Atos 16:16-40

    ResponderExcluir
  37. Difícil hein, tanto crente se afrontando...

    ResponderExcluir
  38. Paz do Senhor Jesus Deus é Fiel eu gostei da linha de raciocino e concordo em parte com a sua colocação, nos últimos dias estamos vivendo um evangelho fraco o que me deixa mais triste é desunião do povo de Deus Corintios 1:10 fala da união povo de Deus é difícil mas estamos aqui para fazer a vontade de Deus

    http://augustorodriguesbm.blogspot.com.br/ tenho um blog que inicie gostaria de ter mais contato para trocar informaçoes e conhecimento para fazer alguma algo a Cristo

    Deus é Fiel

    Augusto Rodrigues

    ResponderExcluir
  39. Acho que a célula é o único lugar onde jovens podem ouvir a palavra de Deus, pois as células são para todos. Jesus sempre estava rodeado de pessoas, ele nunca fez acepção de pessoas, e o melhor de tudo é que Jesus vivia nomeio dos necessitados.
    Acho que somos imitadores de Jesus Cristo, quem crítica não faz.

    ResponderExcluir
  40. a melhor coisa na vida de alguém que conhece JESUS ,é abrir uma célula , célula é uma das estruturas mais lindas , PAULO FALA QUE NÃO IMPORTA COMO O EVANGELHO SEJA PREGADO ,O IMPORTANTATE É QUE ELE CHEGUE AOS GENTIOS , INFELIZMENTE NÃO CONHECER OQUE É CÉLULA REALMENTE VAI TRAZER CONFUSÃO PRA MENTE DE MUITOS , MUITAS PESSOAS TRANSFORMADAS PELA VIDA EM CÉLULA . E SIM EM ATOS VIMOS OS CRENTES DAQUELA ÉPOCA SE REUNIREM Diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, ATOS 2:42. ENFIM A CÉLULA É UM LUGAR AONDE OS DONS SÃO USADOS POR TODOS OS SANTOS ,NÃO SOMENTE POR PASTORES ETC . JESUS COMISSIONA A TODOS E A CÉLULA É ESSE LUGAR AONDE TODOS PODEM SER USADOS POR DEUS !

    ResponderExcluir
  41. O que me entristece é que muitas destas igrejas não estão preocupadas com as pessoas mas sim com os números, e quando alguém foge do que é ensinado ou contesta esse tipo de fé é excluído, ai eu pergunto: onde fica a Palavra quando JESUS disse: "de 100 ovelhas quando uma se perder vai busca-la", o que vejo é que muitos não estão nem ai, deixam ir embora sem se importar e ainda chamam estes de indisciplinados será que o são verdadeiramente ou seria Jesus abrindo os seus olhos!?!

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. essa pessoa q fez esse comentario da celula pras pessoas terem cuidado com a celula ele numca foi na celula e outra a celula tem louvor tem dinamica e tem leitura da palavra sim.e aceitamos as pessoas como elas çao.diferente da igreja tradicional que os mais inportantes pra eles sao os q tem dinheiro.e nao os q realmente precisam de cristo

    ResponderExcluir