segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reflexão na Fé, o que é Fé??

Todo Crente, ou seja, aquele que crê em Deus, concorda com a importância de se ter fé. Mas o que é fé?

A Bíblia diz que somos salvos mediante a fé (Efésios 2:8), e que o justo viverá pela fé (Romanos 1:17), e que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

A Bíblia também diz que a fé é nosso escudo contra todas as armas do inimigo (Efésios 6:16).

Então uma visão correta do que seja a Fé é muito importante para as pessoas que acreditam em Deus, e estar desinformado sobre o que é Fé é muito sério e pode fazer você se desviar do que é realmente ter fé em Deus.

Sendo a fé um dos alicerces mais importantes dos crentes, se não o mais, não é de se estranhar que o inimigo de Deus, conhecido como Satanás, fosse fazer da fé o alvo principal do seu ataque, procurando destruí-la, ou pelo menos confundir as pessoas e desacreditá-las em relação ao que é fé. Infelizmente a maioria das Igrejas está colaborando com os planos de Satanás. Muito do que se acha na Internet, como frases sobre fé, não tem fundamento bíblico e porque parece bonitinha todo mundo sai compartilhando e acreditando naquilo como verdade sobre a fé.

O primeiro erro sobre a fé, e que é compartilhado até por pessoas da Igreja é que a fé é um tipo de força. Essa ideia é muito legal porque podemos usa-lá para nossos fins. Mas o Deus da Bíblia que nos usar, para o nosso bem e sua glória, e não ao contrario. Vou explicar direitinho pra não deixar duvidas, não devemos querer usar Deus para nossa gloria, achando que a fé é uma força e que acreditando em alguma coisa, vamos conseguir essa coisa, como diz o livro "O Segredo" por exemplo, que é o conceito mais anti-bíblico que eu já vi, o conteúdo desse livro te afasta completamente de Deus. Recomendo também sobre esse primeiro erro sobra a fé, lerem um outro post que fiz aqui no blog chamado "Uma mentira antiga e poderosa".

A primeira graça interior genuína que a verdadeira fé produz é a OBEDIÊNCIA, submissão a Cristo, e NÃO uma obsessão pelo poder.

Uma frase interessante para Ilustrar isso é de David Wilkerson que diz:
"Cristo passa a ser um estranho em nosso meio quando desejamos mais o seu poder do que a sua pureza".

Um dos mais populares "mestres da fé" do mundo chamado Kenneth Copeland deturpa (Deforma, modifica) a palavra de Deus e afirma que "a fé é sua serva". Também diz que a fé "é uma força como a gravidade" que todos podemos usar porque somos "parte de Deus" e temos todas as suas "capacidades". Mas o problema aqui é que isso é tão anti-bíblico e contra a pureza de Deus, que sendo assim nós não seriamos submissos a Deus, mas sim estamos querendo nos igualar a Deus, e ter todas as suas capacidades, que foi exatamente o erro de Adão e Eva.

Em resposta a tal erro A.W. Tozer escreveu:

"Se simplesmente crermos com intensidade suficiente, de algum modo vamos conseguir. Esse É O PENSAMENTO POPULAR. O que você crê não é importante, simplesmente creia.
Por trás disso está a ideia nebulosa de que a fé é uma força toda poderosa que flui pelo Universo e que pode ser apropriada por qualquer pessoa assim que quiser.Quando chega a fé, desaparecem o pessimismo, o temor, a derrota e o fracasso; e com ela chegam o otimismo, o sucesso, a confiança, o domínio próprio e um sucesso infalível na guerra, nos esportes, no amor, nos negócios e na politica.
O que se ignora disso tudo é que a fé só é boa quando está ligada a verdade."

A questão central é: em que e em quem a pessoa crer vai determinar se sua fé foi corretamente exercitada ou não. A verdadeira fé repousa no amor e cuidado de Deus, aliviando-nos de todo o peso e produzindo "a paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Filipenses 4:7).

A falsificação da fé, que é uma das armas de Satanás, é chamada de Atitude Mental Positiva (AMP). A influencia do movimento AMP e da motivação e do sucesso é aumentada por livros campeões de vendas como "O poder do pensamento positivo", "A Magia do Crer", "O Segredo" e muitos outros livros do mesmo genero que te afastam de Deus e deturpam o significado da Fé.

Infelizmente essa mistura de verdade e erro invadiu a igreja e a fé passou a ser confundida com AMP até entre os crentes.

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. (Mateus 24:23-24)

Vamos ver um trecho de "12 princípios mágicos" de Normam Vicent Peale, autor do livro "O poder do pensamento positivo", ele diz:

"Quando ocorrer um pensamento negativo, pratique cancela-lo com um pensamento positivo e uma afirmação. Pratique grandes afirmações como "a vida é boa", "eu creio", "as pessoas são maravilhosas", "Deus me ama". Tias afirmações o alçam a área do poder infinito."

Mas a verdade de Deus nem entra em tais cogitações. Essa frase parece bonitinha e acredito que muitos concordam. Mas esse tipo de pensamento ao invés de se basear na verdade da Palavra de Deus, faz você querer criar o que é afirmado. O ensino de que a afirmação ou visualização sincera de que algo vai acontecer, realmente fará tal fato acontecer, tem levado muitas pessoas a confundir o poder da mente com fé.

Se aquilo pelo que nós oramos acontecer porque nós cremos que vai acontecer então Deus não teve qualquer responsabilidade real na resposta as nossas orações, mas nós produzimos os resultados pela força da nossa própria fé.

Existe uma grande diferença entre crer que aquilo pelo o que estou orando vai acontecer porque eu creio que vai acontecer, e Crer que Deus o fará acontecer em resposta a minha fé em Deus.

Reconhecer essa diferença torna-se importante se quisermos entender o que Jesus queria dizer quando disse:

Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus."
Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.
Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. (Marcos 11:22-24)

Muitos crentes concluem erroneamente que a fé é um poder que capacita aqueles que o possuem a mover montanhas com uma simples ordem, e a obter seus desejos por meio de uma confissão positiva. Que isso não é verdadeiro deveria ficar claro pelo simples fato de Jesus começar toda essa afirmação no versículo 22 com a frase "Tenham fé em Deus".

Ao invés de ser um poder que nós dirigimos, a fé é a confiança em Deus e no que ELE fará.

O elemento chave da Fé é conhecer a vontade de Deus. Certamente ninguém desejaria efetuar pela fé algo contrario a vontade de Deus, mesmo que isso fosse possível. E para conhecer a vontade de Deus, você precisa conhecer a Palavra de Deus (Bíblia).

Não posso crer que receberei aquilo pelo o que oro, a não ser que eu saiba que aquilo é da vontade de Deus, e que eu estou em um relacionamento de pureza e obediência que permita que Deus me abençoe assim. (Ver o post chamado "Deus responde as nossas orações?" aqui no blog, para completar esse estudo)

E recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. (1 João 3:22)

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.
E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. (1 João 5:14-15)

Amém.

Fonte de Pesquisa e Texto: Beyond Seduction by Dave Hunt

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário