sábado, 9 de julho de 2011

Estudo e reflexão em Lucas 9:57-62

Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus: —Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse: —As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem: —Venha comigo. Mas ele respondeu: —Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse: —Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.
Outro homem disse: —Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.
Jesus respondeu: —Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. (Lucas 9:57-62)

Essa passagem é muito importante e mostra como somos apegados as coisas do mundo.

Primeiro o Homem disse que seguiria o Senhor Jesus em qualquer lugar que ele fosse. E isso é o que muitos declaram hoje em dia, mas da boca pra fora. Logo em seguida Jesus o alertou, que não vai ser fácil,  ele diz que as raposas tem suas covas e os passarinhos seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde descansar. Vocês entenderam? Aqui Jesus deixa bem claro, que quando você toma essa decisão você é 24 horas 7 dias por semana um servo de Cristo, você não pode mais ser apegado ao mundo, aquela balada, aquela bebidinha, aquele filme com cenas eróticas, raiva de alguém, Egoísmo, e todas essas coisas já não fazem mais parte da sua vida. Você não tem mais onde descansar, isso foi um alerta de Jesus ao Homem.

"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."  (1 Joao 2:15-17)
Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. (João 12:25)
E então continuando no versículo 59 Jesus diz a outro homem para seguir-lhe, mas o homem diz que precisa de um tempo para voltar e sepultar seu pai. E qual a Resposta de Jesus??
Deixe os mortos que sepultem os mortos!!
Como pode um morto sepultar um morto? não podem mortos fisicamente, mas aqui Jesus estava se referindo aos mortos de espírito, os que não amam a Deus, que não seguem seus mandamentos e sua palavra (Apocalipse 22:15). Aqui dá a entender que o pai desse homem era alguém que não vivia sua vida para Deus, portanto um morto, e se o homem quisesse renunciar sua vida nesse mundo para seguir Jesus ele deveria deixar tudo pra trás.
E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,

Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. (Marcos 10:29-30).
E no versículo 61 outro homem disse que seguiria Jesus, mas primeiro teria que se despedir de sua família, e então Jesus disse: Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. Aqui está dito com todas as letras, quando você decide viver em Cristo, Pra Cristo, e deixar Cristo viver em você, não tem volta, não tem saudades da sua vida antes disso, da sua vida no mundo que vivemos regido por Satanás, onde se esqueceram de Deus. Quem olha pra trás, não serve para o Reino de Deus.
A salvação é individual, cada pessoa é responsável e prestará contas dobre suas obras e sua crença a Deus no juízo final, então aqui é mensagem é, se você recebeu a revelação da verdade no seu coração, vá e anuncie o reino de Deus, e essa é a sua única prioridade, é a sua vida, e as coisas do mundo já ficaram pra trás, se sua família, amigos, pai, mãe, irmãos, quiserem te acompanhar, ótimo, mas se não, seu primeiro amor é Jesus, aquele que deu a vida por você.
1 João 2: 4-6 diz:
Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus:

Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.
E para completar essa reflexão, para entendermos melhor vou citar Mateus 12:46-50 (NTLH)
Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele.
Então alguém disse a Jesus: —Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou: —Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse: —Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos.
Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Espero que entendam a mensagem e anunciem o Reino de Deus, também aos seus familiares de sangue, para que possam também ser chamados Irmãos em Cristo.
Amém.

7 comentários:

  1. Excelente explicação, não tem como não entender, palavras simples com um conteúdo riquíssimo é fácil de degerir.

    ResponderExcluir
  2. Boa meu irmão é assim que O senhor quer que sejamos obedientes!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom meu irmão.
    Deus te abençoe grandiosamente, amém e amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q. o td poderoso continui a lhe usar para maior gloria do seu nome

      Excluir
  4. Palavra muito boa e edificante, o certo é os irmãos lerem maias a palavra de Deus e obedecerem, assim não iam deixar o arado e olhar pra traz..

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amado irmão Jota. Sua explicação sobre essa passagem está excelente, serviu de base para o meu estudo bíblico entre meus irmãos da célula e que o SENHOR DEUS seja louvado por sua vida.
    Apenas uma coisa a mais eu gostaria de comentar. Na introdução do seu blog você comenta que prefere não participar de nehuma Religião, pois você acredita que todas estão desviadas da verdadeira essencia da Palavra de DEUS. Bem, você tem uma grande probabilidade de ter razão, contudo a PALAVRA nos ensina:

    "HEBREUS 10:25 "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia."

    SALMOS 133:1 "Como é bom e agradável que o povo de DEUS viva unido como se todos fossem irmãos!"

    Quando passar pelo nosso coração a vontade de abandonarmos a congregação, pois ela (ou elas) estão imperfeitas, devemos estar cientes de que caso houvesse a congregação perfeita nós mesmos não seríamos aceito nela. A Palavra nos exorta a sermos pedra de edificação para os irmãos e você Jota é um Sal e Luz. O seu papel é salgar, e iluminar a vida daqueles que ainda estão insossos e em trevas, apesar de estarem dentro das igrejas. DEUS te usa poderosamente para você fazer isso em contato,teti-ateti com os irmãos dentro de uma congregação.
    O seu trabalho com este blog vai edificar e abençoar muitas vidas e você deve continuar com ele, porém sem duvidas é muito mais fácil evangelizar de dentro de nossa casa, do nosso escritório, sem a necessidade do relacionamento direto e pessoal que há em uma congregação cujo é a "essencia do Cristianismo"; foi exatamente o que Yeshua Perfeito veio fazer aqui e conviver entre a igreja imperfeita. Como somos seus discípulos devemos fazer o mesmo. Você Jota fará muita diferença, dentro de uma congregação, levando almas para o Reino, pois certamente esse isolamento não é a vontade do ETERNO. A PAZ ESTEJA CONTIGO. JUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia irmão Junior, voce está certo... já estou congregando, pregando e fazendo um mestrado em Teologia... obrigado pela mensagem

      Excluir