quarta-feira, 6 de julho de 2011

Onde está nosso Temor a Deus???

Você já ouviu algum pastor ou padre pregando que você deve temer a Deus? Provavelmente não, o que é pregado nas Igrejas hoje em dia é que Deus é todo bonzinho, que ele vai fazer tudo por você, que sua vida vai melhorar estando ao lado de Deus, etc, etc, etc. Resumindo, você pode fazer coisas erradas, mas Deus sempre vai te perdoar.

O Problema com isso é que, Deus perdoa sim os pecadores, através de Jesus Cristo que morreu na Cruz por nós, mas ele perdoa quem REALMENTE se arrepende, e quando você começa a pecar, você vai calejando a sua consciência, até que daqui algum tempo, você não se arrepende realmente mais daquilo. A Consciência foi colocada dentro de cada ser humano por Deus, para nos ajudar a fazer as escolhas certas, porque nossas escolhas tem consequencias eternas. Quando você faz alguma coisa errada, você sabe que fez algo errado. Mas quando sua consciência está calejada de tanto fazer o errado, você não sabe que fez errado, porque sua consciência não te acusa mais.

Assim como todos, você não é uma vítima indefesa do tentador. Está dentro de você o poder de obedecer a sua consciência. É necessária uma escolha ativa para rejeitar o controle do mal. Mas se você continua indo contra ela, e indo contra ela, então consequentemente você se tornará torto e corrupto em sua mente. Você terá calejado sua consciência. Você terá ultrapassado o ponto de retorno.

Davi no Salmo 36 diz: (Vou usar a Tradução NTLH que é mais fácil para compreensão, mas não é a melhor a ser usada)

O pecado fala ao perverso lá no fundo do seu coração. O perverso não aprende a temer a Deus.
Ele se julga muito importante e pensa que Deus não descobrirá o seu pecado e não o condenará.
A conversa dele é má e cheia de mentiras; ele não tem juízo e não quer fazer o bem.
Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Ele anda por caminhos que não são bons e nunca rejeita as coisas más. (Salmos 36:1-4)

Reparem no Versículo 1 que Davi diz: "O perverso nao aprende a temer a Deus"

Essa acusação se aplica a muitos que dizem ser crentes nos dias de hoje.

Eclesiastes 12:13 já saiu de moda a muito tempo.

 De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. (Eclesiates 12:13)

Boa parte de culpa vem de algumas Igrejas e programas evangélicos que fazem do Evangelho uma mercadoria e um entretenimento, e retratam Deus como nosso criado, a ponto de fazer nossas vontades egoístas. Dizem que com Deus você vai melhorar financeiramente, e outras asneiras, esse não é o propósito correto para estar ao lado de Deus. Ao invés de dizerem "O SENHOR é o meu pastor", dizem "o senhor é o MEU PASTOR", e a diferença entre essas duas frases faz toda a diferença.  

Nesta era do "pensamento positivo" (ler o post "uma mentira antiga e poderosa"), o temor é considerado algo negativo e que deve, portanto, ser evitado. No entanto a Bíblia nos diz que Noé pela Fé foi movido pelo Santo Temor a Deus, e como resultado ele e sua família foram os únicos do mundo salvos.

 Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. (Hebreus 11:7 [NVI])

Em provérbios 1:7 diz que "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina."

Mas infelizmente não apenas o mundo secular, os que não estão nem ai para Deus, mas também muitas Igrejas parecem estar se esquecendo desse temor a Deus que está em toda a Bíblia e que tanto agrada nosso Senhor...  "Eu mesmo fiz o céu e a terra, e todas as coisas são minhas. Mas eu cuido dos pobres e dos arrependidos, dos que me temem e obedecem às minhas leis" (Isaias 66:2 [NTLH])

Onde está nosso temor a Deus nos dias de hoje? Temos mais medo de ofender uns aos outros do que ofender a Deus. Temos mais medo de perder as recompensas que os homens distribuem, como dinheiro, aplausos, reconhecimento, favores, influencia, etc., do que que perder a vida eterna ao ofender a Deus. A paixão pelo sucesso pessoal, faz agente trocar Deus, por essas coisas, e mais uma vez caímos no Egoísmo. 

O Temor ao Senhor é bom e permanece para sempre (Salmo 19:9). Traz consigo a Proteção e o livramento de Deus (Salmo 34:7), bem como a sua salvação (Salmo 85:9), misericórdia (Salmo 103:11) e bênção (Salmo 115:13). É forte refugio e fonte de vida (Provérbios 14:26-27).

  
O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. (Salmo 19:9)

O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo. (Salmo 34:7)

Na verdade, Deus está pronto para salvar os que o temem a fim de que a sua presença salvadora fique na nossa terra. (Salmo 85:9)

Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. (Salmo 103:11)

Ele abençoará todos os que o temem, tanto os importantes como os humildes. (Salmo 115:13)

No temor ao SENHOR, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família.
O temor ao SENHOR é uma fonte de vida e ajuda a evitar as armadilhas da morte (Provérbios 14:26-27)

Essa falta de temor a Deus mostra um sério problema no Cristianismo de hoje em dia.

E você? Teme a Deus? É melhor começar a temer, e se preocupar em como está levando a sua vida.

Amém.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu texto Jota, que sirva para muitos e não apenas pra mim.
    Um grande abraço, lembra de mim?
    Keno =P

    ResponderExcluir