sexta-feira, 6 de maio de 2011

Acreditando na Vida Eterna

João 2:23-25 fala sobre um certo tipo de Crente. Não crente no sentido de Evangélico da religião como costumamos chamar os chamados evangélicos, mas Crente no sentindo de quem crê em Deus.

Enquanto estava em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos viram os sinais miraculosos que ele estava realizando e creram em seu nome.
Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.
Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem. (João 2:23-25)

Nem esses crentes e nem Jesus confiavam um nos outros. Podem perceber que ali, eles creram em Jesus, mas Jesus nao se confiava a eles. Eles acreditavam, mas não na vida eterna. Eles não iriam confiar suas vidas e Jesus, então Jesus não iria confiar SUA vida a eles também, pois Jesus conhecia o coração deles.

O Tipo de Acreditar em Romanos 10:9 é um confiança mutua de ambos os lados, tanto do lado da pessoa como do lado de Deus, pois a pessoa confia a sua vida a Deus eternamente (Efésios 1:13-14).

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (Romanos 10:9)

Em João 2:24 Jesus não se confiou a eles porque embora eles "Acreditassem", eles não confiavam a sua vida a Jesus. Tanto acreditar (creram) no verso 23 quanto confiaram no verso 24, são a mesma palavra Pisteuo em Grego (o novo testamento original foi escrito em grego pelos apóstolos).

Em João 7:31 também vemos a palavra Acreditar (Creram), mas esse acreditar como em João 2:23-24 também é pouco para salvação. 

 Assim mesmo, muitos dentre a multidão creram nele e diziam: "Quando o Cristo vier, fará mais sinais miraculosos do que este homem fez? " (João 7:31)

Em João 7:38-39 Jesus faz a distinção entre as duas maneiras de acreditar. Todos que acreditam NELE acreditam na vida eterna, então a evidencia de sua crença será provada.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".
Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. (João 7:38-39)

O acreditar aqui é o mesmo acreditar de Efésios 1:13, significando que a pessoa confiou sua vida a Deus, e Deus se confiou a pessoa em uma aliança. O resultado dessa crença é que quem realmente acredita e confia sua vida a Jesus é selado com o Espírito Santo. Esse "Selamento" é necessário para que a pessoa continue na sua caminhada como um discípulo da palavra de Deus (João 8:31). E apenas aqueles que receberam o Espírito Santo são discípulos de verdade (Lucas 14:33).

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. (João 8:31)

Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:33)

João 8:51 também requer um discípulo selado com o Espírito Santo. Se existem Rios da Agua da Vida do fundo do coração de quem Realmente Acredita e Confia sua Vida a Jesus, então a palavra de Deus se transforma no Espirito da Vida para a Pessoa. (João 7:38-39)

Lucas 8:12-13 é uma maneira de Acreditar que não traz frutos, mas aqueles que ouvem a Palavra e a seguem e a obedecem, esses acreditam verdadeiramente (Lucas 8:15); (João 3:12,15,16,18,36).

As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam e não sejam salvos.
As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. (Lucas 8:12-13)

Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança". (Lucas 8:15)

E mais um vez citando Tiago 2:17-19, ele faz claro que fé sem obras e obras sem fé são a mesma coisa, inúteis.

Deus não vai e não pode confiar o seu espírito para ninguém como diz em 1 Corintios 6:17, exeto pelo batismo para se fazer parte do corpo (1 Corintios 12:12-13)
Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. (1 Corintios 6:17)

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. (1 Corintios 12:12-13)

Isso é uma Aliança que aquele em João 2:23-24 não estavam dispostos a fazer. Tanto o Crente como o Espírito confiam um ao outro porque Mateus 13:44-46 é tanto o Messias nos encontrando e nós encontrando o Messias.

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.
"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.
Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou". (Mateus 13:44-46)

Ele deu tudo (A sua vida) para chegar até nós, e nós devemos dar tudo (a nossa vida) para chegar até ele. Nos versos 47-50 da mesma passagem mostra os dois tipos de Crentes, aqueles que realmente acreditam, e os que dizem que acreditam mas nunca realmente confiaram suas vidas a Jesus e por consequencia não acreditam de verdade. Os versos 49 e 50 é um abrir de olhos meio rude do que vai acontecer com aquelas pessoas que não acreditam a ponto de entregar tudo o que tem e confiar sua vida a Jesus.

João 7:38-39 nunca foi uma realidade na vida dessas pessoas. Eles nunca admitiram sua profunda insatifação. Eles sempre demonstraram ter o fruto do Espírito (Salmos 81:15). Mas tem sempre alguma coisa ao redor deles bloqueando essa entrega. Parece que nunca fomos totalmente identificados com a Palavra de Deus (Mateus 12:30). Sempre estavam um pouco envergonhados de Deus (Marcos 8:34-38). Então o Espírito não pode se confiar a eles, ele não pode selar com essas pessoas como diz em Efésios 1:13. A coisa mais difícil é ser Totalmente humilde como diz em Efésios 4:2-3.

Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo. (Salmos 81:15)

"Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha" (Mateus 12:30)

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.
Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". (Marcos 8:34-38)

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. (Efésios 4:2-3)

Fonte de Pesquisa: Livro Two Ransoms (Doze Tribos)







Nenhum comentário:

Postar um comentário