quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Exercito de Deus

2 Timóteo 2:1-7

2 Timóteo 2: 1E você, meu filho, seja forte por meio da graça que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus.2Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.3Como fiel soldado de Cristo Jesus, tome parte no meu sofrimento.4Pois o soldado, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve em negócios da vida civil.5O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição.6E o lavrador que trabalha no pesado deve ser o primeiro a receber a sua parte na colheita.7Pense no que estou dizendo, pois o Senhor fará com que você compreenda todas as coisas.

Paulo disse a Timóteo "Pense no que estou dizendo, pois o Senhor fará com que você compreenda todas as coisas", então como um "bom soldado" eles saberiam como derrotar seus inimigos. Você já pensou que se Jesus venceu o mundo, porque a bíblia diz que ele está esperando que seus inimigos sejam postos como estrados aos seus pés? (Hebreus 10:10-13)

Hebreus 10:10Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.11Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.
12Mas quando Jesus acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.13Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;

Então se você é um Cristão sincero e realmente acredita nas palavras de Paulo em 2 Timóteo 2:2-6, você tem que entender que ele permanecera nos Céus até que seus inimigos sejam postos aos seus pés. E quem colocará seus inimigos aos seus pés? se ele está nos céus? Acredito que nós os soldados de Cristo, não é? (Apocalipse 12:9-11)

Apocalipse 12: 9O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.10Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: —Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu.11Os nossos irmãos o derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer.

Acho que agora tudo está ficando mais claro, e vocês estão começando a entender que está tudo escrito. E como diz em Lucas 12:2 "Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido".

Então se temos que colocar seus inimigos aos seus pés para que ele possa retornar, temos que tentar entender o que fazer para sermos bons soldados e vencer. O que poderia agradar mais o nosso Pai do que isso? E para sermos bons soldados temos que voltar em 2 Timóteo 2: 4 e separar o que é uma vida de soldado e uma vida civil. Paulo diz que o soldado quando está servindo não se envolve com a vida civil. Vida civil é o que uma pessoa faz quando ela não está alistada no Exercito. O que constitui a vida civil está em Mateus 6: 31-32.

  Mateus 6: 31Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?”32Pois os pagãos (civis) é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.

Um civil é quem fica preocupado com a própria comida, ou a própria roupa. Essa é a vida civil do mundo, é assim que o mundo vive.
Um bom soldado tem um propósito, agradar aquele que o alistou. Uma pessoa é alistada no exército de Deus porque quer servi-lo e levar para frente a Sua vontade. Para estar no exército de Deus, a pessoa deve obedecer ao Evangelho, os termos de alistamento. Ele odeia sua vida neste mundo que é regido por Satanás. Cada soldado no campo de batalha aprende a conhecer seu líder através de obedecer cada comando que ele dá. Você traz para o campo de batalha só o que servirá para cumprir a causa pela qual você foi alistado, como em Lucas 14:26-33 deixa claro. Soldados de Cristo não se envolvem em nada do mundo, porque isso poderia distraí-los e minar sua força de lutar contra os inimigos de Deus, os quais eles foram alistados para colocar debaixo dos pés do seu comandante.

Lucas 14: 26—Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo.
27Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar.
28Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá.
29Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo:
30“Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!”
31—Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro.
32Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz. Jesus terminou, dizendo:
33—Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.

Todos os que crêem são comandados a não amar o mundo nem as coisas do mundo, porque se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1 João 2:15). 

Então seguindo esse raciocínio até agora, uma pessoa do mundo ou que ama as coisas do mundo (o que todos nós fazemos infelizmente, todos nós estamos envolvidos com os afazeres do mundo) não está obedecendo ao nosso Senhor, e consequentemente não o ama, então o senhor não pode se revelar e lhe dar entendimento de todas as coisas. (João 14:21)

João 14: 21 A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e me manifestarei a ele.

O evangelho só pode ser entendido por um soldado que ama nosso Mestre e Salvador de todo seu coração, e está totalmente dedicado a lutar contra seus inimigos e isso exige dedicação total. Dedicação de tudo que nós temos, nosso tempo, nossa energia, e tudo que nós temos. Os inimigos de Deus são todas as coisas que atacam o nosso espírito, e está registrado em Gálatas 5: 19-21 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. Fomos salvos por Jesus Cristo para fazermos as boas obras (Efésios 2:10) e só conseguiremos faze-las se formos obedientes ao nosso Pai. Ele venceu todos seus inimigos e sentou ao lado do Pai, e assim devemos fazer também. (Apocalipse 3:21)

Nosso Pai deixou claro que o mundo está passando, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam, mas aquele que faz a vontade de Deus viverá para sempre (1 João 2:17). Então se quisermos ser seus soldados, temos que seguir seus comandos, aprender seu plano de guerra e segui-lo com toda nossa vontade. (1 João 2: 4-6)

1 João 2: 4Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. 5Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus:
6Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.

Então lendo isso, da pra perceber que não adiante você falar assim "eu sei que faço coisas erradas, mas Deus sabe que tenho bondade no meu coração", e assim você vai levando sua vida achando que será salvo porque apesar de fazer coisas erradas você é uma pessoa boa, será que você será salvo mesmo???

Se você der uma olhada no que está sendo pregado todos os domingos na sua igreja, você provavelmente perceberá que a Bíblia está sendo ensinada num contexto de uma vida civil no mundo, aplicando as palavras da Bíblia para viver como os civis. Lembre-se que de acordo com o que Paulo disse em 2 Timóteo 2:2-7 entre muitas testemunhas que “o atleta que toma parte em uma corrida não receberá o premio se não seguir as regras da competição” (versículo 5). Interpretar a Bíblia em termos de uma vida civil não é competir segundo as regras. É como um time de futebol que ganha o jogo, mas usou um jogador irregular, mais cedo ou mais tarde o time será penalizado ou desclassificado.

Entrando no embalo já que falei em futebol, vou fazer uma analogia para ilustrar um pouco esse tema. Vamos dizer que você torce pelo Corinthians, ou pelo Flamengo, ou São Paulo quem quer que seja. Ai você vai lá, compra a camisa do seu time, e todo fim de semana está torcendo para o seu time ganhar. Isso é muito legal, mas se você realmente amasse seu time, você tentaria com toda a sua força se tornar um JOGADOR entrar no campo, vestir a camisa e jogar pelo seu time, lutar para ajudá-lo a ser campeão. Agora trazendo isso a nossa vida com Deus, nós estamos apenas comprando a camisa, torcendo todo fim de semana, e não estamos fazendo nada a respeito se o nosso time está perdendo. E o melhor nisso tudo é que no futebol cada time só pode escalar 11 pro jogo, mas no time de Deus podemos escalar quantas pessoas estiverem dispostas, de toda a sua alma, para lutar e derrotar nossos inimigos.

 Temos que viver pela causa que Ele veio, pela causa que Ele viveu e morreu. Ele disse em João 18:37, “por esta causa eu nasci, e por esta causa eu vim ao mundo, para testemunhar a verdade. Quem é da verdade ouve minha voz.” a verdade em 2 Timóteo 2:2-7 revela a natureza da vida dos seus verdadeiros seguidores, absoluta devoção.

Como eu disse no meu post anterior a este ninguém vive para si mesmo, construindo sua própria vida, vivendo em sua própria casa com seu próprio emprego. Não, aqueles com entendimento vivem totalmente para os outros, e todas as suas necessidades estão sendo supridas por seus irmãos e irmãs. Vivendo dessa maneira, podemos servi-lo onde ele está, e assim ser honrado pelo Seu Pai nos céus, como nosso Mestre disse em João 12:26.

Vivendo dessa maneira é o que vai expulsar todos os inimigos de nosso Pai. Seguindo este padrão de amor, obedecendo aquele que nos criou é o que expõe todos os inimigos de Deus a luz da sua vida e os fazem fugir. (João 1:4) "Nele Havia Vida, e a vida era a luz dos Homens"

Então você vai continuar apenas vestindo a camisa do seu time nos finais de semana? ou vai entrar em campo, e ajuda-lo a derrotar seus adversários? 

04/11/2010
Musica: Newboys - He reigns

Créditos : Comunidade doze tribos

Um comentário: