quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Calvinismo, Predestinação, e o Livre Arbitrio

INTRODUÇÃO AO CALVINISMO

Primeiro de tudo, antes de começar, gostaria de Deixar bem claro uma coisa. Não sou "Calvinista", nem "Arminianista". Alguns acreditam que se você não é Calvinista, você automaticamente é arminianista. Eu acredito que antes de João Calvino ou Jacobos Arminius, existiu Jesus Cristo, que nos deixou uma mensagem, e não faz nenhuma diferença se Calvino ou Arminius está certo, o que faz diferença é você crer em Jesus Cristo, que ele ressuscitou em carne e osso ao terceiro dia, seguir seus mandamentos, e morrer para esse mundo para ter a vida eterna em Jesus Cristo. A diferença é que segundo Calvino você não tem essa escolha, não existe o livre-arbítrio.

Também é importante deixar claro que, e isso é de comum acordo e verdade porque está escrito com todas as letras na Bíblia, e não há como negar e tanto o Calvinismo como o Arminianismo e qualquer outro "ismo" concordam que o homem não pode obter a salvação pelos seus próprios meios, ou obras. A Salvação vem de Jesus Cristo, por meio da fé em Cristo.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:-89)

O Calvinismo defende a Predestinação, ou seja, algumas pessoas são predestinadas, antes da formação do universo, pela onisciencia de Deus, a serem salvas e outras não, então não depende de nós humanos sermos salvos, não temos escolha nenhuma, resumindo não existe o livre arbítrio. Para entender melhor o Calvinismo, existem os chamados 5 pontos do Calvinismo:

Depravação Total: O Calvinismo defende que desde que Adão e Eva comeram do fruto proibido toda a humanidade está contaminado pelo pecado (o que é verdade e pode ser visto em Romanos 3:9-12), e os seres humanos são incapazes de virem a Deus ou serem salvos por iniciativa própria.

Eleição Incondicional: O Calvinismo defende que Deus elege as pessoas para a salvação baseado inteiramente na sua vontade, e a pessoa não tem nenhuma escolha nisso,  antes da fundação do mundo pela onisciencia de Deus ele já tinha escolhido quem seria salvo, e quem não seria salvo.

Expiação Limitada: Talvez esse seja o ponto mais polemico da teoria Calvinista, mas o Calvinismo defende que Jesus não morreu por todos nós, mas apenas pelos Eleitos, que antes da fundação do mundo pela onisciencia de Deus ele já tinha escolhido quem seria salvo, e quem não seria salvo. 

Graça Irresistível: O Calvinismo defende que os escolhidos de Deus, inevitavelmente aceita Jesus e será salvo, essa pessoa não tem como negar o chamado de Deus.

Perseverança dos Santos: O Calvinismo defende que a pessoa eleita por Deus irá perseverar na fé e nunca negará a Cristo ou se desviará dele.

ANALISANDO O CALVINISMO

Lendo isso, principalmente quem não está muito familiarizado com a Palavra de Deus, pode parecer meio "nada a ver isso ai", exatamente porque é difícil para a mente humana assimilar isso. O orgulho humano odeia a ideia de que Deus controla tudo. Mas essa teoria tem sim fundamento bíblico, até porque se não tivesse não seria tão popular. Nos EUA a maioria dos cristões são Calvinistas. Presbiterianos e Batistas são em sua maioria Calvinistas.

Os Calvinistas tem suporte em muitas passagens bíblicas para defender a sua teoria.

 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:44)

E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. (João 6:65)

Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (Mateus 11:27)

assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:4-5)
 
nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; (Efésios 1:11-12)
 
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. (Romanos 8:28-30)
 
que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; (Isaías 46:10)
 
Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. (Romanos 9:15-16)
 
Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. (Romanos 9:18)
 
Agora, depois de vermos algumas dessas "provas" de que a teoria de João Calvino tem sim fundamento, temos que começar a pensar um pouco diferente.
 
Então o que pode estar se passando pela sua cabeça agora é: Mas não é justo Deus ter feito isso, escolhido aleatoriamente alguns para serem salvos e outros para serem condenados.
 
Um exemplo clássico que os Calvinistas dão sobre isso é: Imaginem que duas pessoas te devem 100.000 reais, e nenhuma delas tem condição de te pagar, e você aleatoriamente perdoa uma a divida, mas a outra não. Você está sendo injusto com a pessoa que você não perdoou a divida? Não, nenhuma das duas merecia o seu perdão, então você não está sendo injusto com uma das pessoas, você está sendo misericordioso com uma delas.
 
É mais ou menos assim que o Calvinismo vê as coisas. Pois se todos são pecadores todos morecem morrer.
 
Quando começamos a pensar que algo feito por Deus não é justo, estamos indo longe demais.
 
Romanos 11:33-34 diz:
 
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? (Romanos 11:33-34)
 
Pois quem conhece a mente do Senhor? quem foi seu conselheiro?
 
Outro passagem que ajuda a teoria Calvinista está em 1 Pedro 2:9
 
 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9)
 
Então segundo os Calvinistas estaria Deus tentando salvar ao mundo inteiro? Segundo Calvino não, apenas os eleitos que seriam um povo para o seu nome (Atos 15:14).
 
Em João 17:9 Jesus ora em favor do Eleitos e não pelo mundo.
 
Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. (João 17:9)
 
Também segundo João Calvino, antes da Criação do mundo Deus escolheu um povo para o seu nome.
 
 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:4-5)
 
Segundo João Calvino:
 
Deus "nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos," (2 Timóteo 1:9) 
 
O Apostolo Paulo deixou claro que pregava para levar os eleitos de Deus a fé.
 
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade; (Tito 1:1)
 
Então agora você já deve estar quase convencido certo? de que o Calvinismo é mesmo verdade, mas calma, não é tão simples assim.
 
Agora vamos ver o porque lá em cima eu disse que não sou "Calvinista", e porque o Calvinismo não é uma verdade absoluta. Notem que não estou dizendo que é mentira, porque isso inegavelmente está na bíblia, mas não é bem assim como a teoria Calvinista coloca.
 
ERROS DE JOÃO CALVINO (ERROS DA TEORIA CALVINISTA)
 
Uma informação que talvez não tenha tanto peso assim, mas que muitos Cristões protestantes Calvinistas que defendem a teoria Calvinista com unhas e dentes não sabem, é que apenas 2 anos antes (Aproximadamente em 1533) de João Calvino ter a "revelação" dessa teoria é que ele se converteu ao Protestantismo de Lutero. Levando em conta que o próprio Martinho Lutero começou o movimento protestante aproximadamente em 1530, antes disso todos era católicos. E a influencia da doutrina Católica ainda era grande e considerável. O Próprio João Calvino era Católico devoto de Santo Agostinho. O Próprio João Calvino se intitulava um "Teólogo Agostiniano". Essas informações foram retiradas do livro "Que Amor é Este?" de Dave Hunt.
 
Mas deixando essa informações de lado, pois elas podem, ou não, ter algum peso na discussão, vamos aos fatos e erros, ao meu ver, do Calvinismo.
 
Segundo João Calvino, Deus em seu próprio arbítrio, escolhe alguns para abençoar (salvar) e outros para almadiçoar (condenar). Então até Lúcifer não teve nenhuma escolha e seu caso. Deus resolver amaldiçoa-lo e para isso ele foi predestinado.
 
Então se Lúcifer não teve escolha, podemos concluir que Deus seria o autor do pecado e do mal. A doutrina Calvinista sutilmente faz com que Deus seja o autor do pecado, e seja um Deus maligno. Resumindo ele nos criou, para pecarmos, e depois nos condena, e salva alguns que escolheu.
 
Agora vamos ver na Bíblia, também várias passagens que vão contra o Calvinismo.
 
Vou começar citando Romanos 2:6-10:
 
Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” .
Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.
Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.
Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego;
mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. (Romanos 2:6-10)
 
Notem que aqui, ninguém fala em Eleitos, mas que todo aquele que persistir em fazer o bem receberá a vida eterna.
 
Outro ponto muito importante contra o Calvinismo, é que se Deus escolheu aleatoriamente alguns para a salvação, antes da formação do mundo, pelo seu próprio arbítrio, a morte de Jesus Cristo na Cruz foi em vão, porque se já estava tudo definido, porque precisaríamos de um Salvador?. E isso, se o Calvinismo fosse verdade, faz um Deus mais perverso ainda.
 
Mas isso não é verdade e podemos ver em:
 
Pois não me agra­da a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se e vivam! (Ezequiel 18:32)
 
Deus não se agrada com a morte de ninguém. Aqui fica claro que ele quer que todos se arrependam e vivam. 
 
Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. (1 Corintios 15:22)
 
Aqui mais uma vez, TODOS. Todos os que decidirem receber Jesus Cristo como seu salvador.
 
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. (João 1:12-13)
 
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. (Tito 2:11)
 
Mais uma vez, Todos os homens,
 
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. (2 Pedro 3:9)
 
Ele não quer que ninguém pereça, mais que todos cheguem ao arrependimento.
 
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. (João 13:16-17)
 
Ele não enviou seu filho para condenar o mundo, mas que para que TODOS que nele crêem, sejam salvos.
 
Eu poderia colocar muitas outras passagens que vão contra a doutrina Calvinista.
 
Ele mandou Jesus para que todos aqueles que reconhecem que Jesus morreu por mim, então eu merecia morrer, e crucifico a minha vida nesse mundo, e o meu Ego, para ter uma vida digna da salvação do nosso Senhor Jesus Cristo. E isto está em Romanos 6:6-12:
 
"sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.   Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões" (Romanos 6:6-12)
 
Uma prova Bíblica de que temos sim escolha, e portanto o livre arbítrio sim, nos foi dado por Deus, está em Josué 24:15:
 
Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24:15)
 
1 Tessalonicenses 5:9 diz:
 
"porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo," (1 Tessalonicenses 5:9)
 
Aqui fica muito claro que Deus não destinou ninguém para a ira, mas para a salvação.
 
E também em Mateus 25:41, Jesus diz:
 
Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. (Mateus 25:41)
 
Se a teoria de Calvino fosse correta, Jesus não poderia ter dito que o fogo eterno foi preparado para o diabo e seus anjos, reparem que ele não cita, os pecadores, os perdidos, os não eleitos (se a teoria Calvinista fosse verdade), ou nada parecido.
 
Porque o fogo eterno não foi preparado para nós, foi preparado para o diabo. Porque Deus quer que todos nós sejamos salvos, mas sabemos que infelizmente isso não vai acontecer, exatamente porque ele nos Deus o livre-arbítrio. Então consequentemente, alguns ou muitos vão acabar indo para o fogo eterno, mas não porque Deus quis assim, que é o que o Calvinismo prega.
 
Pra mim está claro que o principal erro de João Calvino era a sua visão de o que significa Deus ser soberano. O problema é que o Calvinismo não entende que Deus pode Soberanamente dar ao homem a decisão de escolher. Dando ao homem o Livre-arbítrio de escolher, não diminui o controle de Deus sobre o Universo, pois ele é osniciente, onipresente e onipotente.
 
O problema com isso é que algumas interpretações erradas e "boom", uma grande parte dos Cristoes foi "Calvinizada".
 
O Calvinismo transforma a palavra "TODOS" em "eleitos". E o principal problema é que para os Calvinistas, se você não é Calvinista você não reconhece a soberianidade de Deus. Se você não é Calvinista, você não prega o verdadeiro evangelho.
 
Mais provas de que a teoria Calvinista é falha, é que a bíblia mostra que não existe a chamada "graça irresistível" do Calvinismo, pois o homem pode sim recusar-se a aceitar o chamado de Deus.
 
 Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus? (Hebreus 12-25)
 
Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. (Hebreus 3:12)
 
Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! (Atos 7:51)
 
E a Bíblia também diz que Deus estará conosco enquanto estivermos com ele, se o deixarmos ele nos deixará.
 
Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará. (2 Cronicas 15:2)
 
E aqui mais uma vez a teoria de Calvino não bate.
 
O Calvinismo transforma a Teologia em Filosofia. Pois um estudo como está feito aqui, mostra que a predestinação como o Calvinismo defende não é verdade.
 
 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. (Colossenses 2:8)
 
Filosofia é você tentar usar a lógica humana numa tentativa de encontrar a verdade. O problema do Calvinismo é que ele vai além do que as escrituras realmente dizem. A predestinação está lá sim, mas não como a doutrina Calvinista afirma.
 
O Calvinismo não consegue explicar os alertas e julgamentos de Cristo. Porque Jesus iria alertar a humanidade sobre arrependimento e como obter a vida eterna, se antes até de Cristo já estava tudo decidido quem seria salvo e que seria condenado.
 
O Calvinismo não consegue explicar o apostolo Paulo. Porque ele sairia pregando e alertando e levando a palavra de Cristo a meio mundo se os Eleitos já estavam decididos?
 
Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos. (1 Corintios 10:33)
 
Essas palavras de Paulo não fariam sentido se o Calvinismo fosse verdade. Porque ele iria buscar muitos para serem salvos, se já estava decidido.
 
Se o Calvinismo fosse verdade, e não tivéssemos o livre-arbítrio, para que iríamos orar? Se tudo já estivesse sido estipulado por Deus antes da formação do mundo. Nossas orações seriam em vão.
 
Mas a Palavra de Deus mostra que isso é mentira.
 
Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. (1 João 5:14)
 
Oração na verdade pode até mudar a vontade de Deus. Olhem Êxodo 32:9-14:
 
Disse o Senhor a Moisés: Tenho visto que este povo é um povo obstinado.
Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação.
Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?
Por que diriam os egípcios: “Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra”? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!
Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: “Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre”.
E sucedeu que o Senhor arrependeu-se do mal que ameaçara trazer sobre o povo. (Êxodo 32:9-14)
 
Se o Calvinismo fosse verdade, isso poderia acontecer? acho que não.
 
Você acha que por essa passagem em Êxodo 32:9-14 a soberania de Deus diminui? Eu acho que não, mas os Calvinistas não conseguem ver assim.
 
Aqui gostaria de deixar uma passagem que creio que se encaixa perfeitamente para João Calvino e os Calvinistas.
 
 Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. (Mateus 23:24)
 
CONCLUSÃO
 
Na verdade esse tema poderia continuar por muito mais tempo, tem muito mais assuntos, mais erros com o Calvinismo do que os apresentados aqui. Mas eu levaria dias para terminar.
 
O principal a se concluir é que os Calvinistas são muito extremistas, e eliminam o livre-arbítrio.
 
A predestinação está presente como  pode ser visto no começo, de alguma forma ela existe, muitas passagens falam sobre os "eleitos" ou "predestinados" e isso é inegável.
 
Mas também é inegável concluir que também existe o livre-arbítrio, pois também está presente na palavra de Deus.
 
Como conciliar os dois? como podem as duas coisas ser verdade? Isso não cabe a nós explicar,
 
  "“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.
   Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos." (Isaías 55:8-9)
 
Assim diz o Senhor.
 
Nós não temos nem idéia, agente não sabe de nada, o que agente tem que saber nos foi revelado, que é como obter a vida eterna. O resto quem sabe é Deus.
 
Mas sendo sensatos em analizar esse ponto, levando em conta que o livre-arbítrio sim existe, e é verdade, e que a predestinação também existe. Podemos concluir que talvez, a Predestinação não seja pela onisciencia de Deus, mas como está dito em 1 Pedro 1:1-2, pela presciencia de Deus.
 
 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,
eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pedro 1:1-2)
 
E nesse ponto, os eleitos ou predestinados seriam pela pré-sabedoria de Deus, de quem inclinaria seu coração ao Senhor, e isso levando em conta o que está dito na Bíblia faz muito mais sentido. Muitos podem dizer que essa é uma visão Arminiana, mas não é o caso de ser arminiana ou não, é apenas que essa visão faz mais sentido de acordo com o que vemos na palavra de Deus. O livre-arbítrio e a predestinação ambas são verdade, pois ambas estão na Palavra. Agora a Predestinação que o Calvinismo acredita, essa não é verdade e as escrituras mostram isso.
 
Agora como a predestinação e o livre-arbítrio podem ser ambas verdade só Deus pode saber porque os seus pensamentos e os seus caminhos agente não tem nem noção.

6 comentários:

  1. Muito bom
    Há quase 3 anos publiquei um muito parecido no meu site.

    ResponderExcluir
  2. Não entendeu o calvinismo...precisa de um pouco de interpretação de texto..

    Sua objeção é completamente falsa, uma vez que você alega que escolhemos o significado de "todo" e "mundo" em um texto arbitrariamente, o que não é verdade. Todo calvinista sincero leva em conta principalmente o contexto.

    Mesmo que eu considerasse o seu argumento, eu poderia afirmar o mesmo do arminianismo, por exemplo:

    E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (Mateus 10.22)

    "E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo". (Marcos 13:13)

    "E de todos sereis odiados por causa do meu nome". (Lucas 21.17)

    Este verso ensina que todas as pessoas te odeiam, incluindo sua mãe, seu pai e sua namorada? Todas as pessoas sequer te conhecem para que elas te odeie? Se não, o que ele diz?

    "E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram". (Atos 19.27)

    Os cristãos e os apóstolos veneravam a deusa Diana? Pois o texto diz que não somente toda Ásia, mas que o mundo a venerava.

    "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno". (I João 5:19)

    Todas as pessoas estão no maligno?

    "Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós". (Efésios 4.6)

    Todos são filhos de Deus?
    Quando João trata de "todos" neste texto ele esta se referindo os que Deus regenerou os eleitos escolhidos por Ele

    Primeiro aprenda a traduzir as palavras do grego para entender o significado,Deus de fato tem o sentimento de salvar todos mas pelo beneplácito de sua vontade não salvará.

    ResponderExcluir
  3. A predestinacao e da igreja,ou seja aquele que acredita em cristo jesus

    ResponderExcluir
  4. "se pedirmos alguma coisa DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS, ele nos ouvirá."

    Isso não significa que nós mudamos a vontade de Deus com nossa oração, mas que nosso coração se alinha com a vontade Dele na oração. Preste atenção no texto! Mas concordo que o Calvinismo é uma visão limitada da teologia e filosofia.

    ResponderExcluir
  5. Percebo uma tamanha confusão entre os arminianos e calvinistas, pelo fato de que nos discursos e citações de versículos, há uma mistura de conceitos. por ex: calvinistas citam versículos referentes a predestinação ou eleição, na maioria das vezes, tirados do VT ou de Romanos citando o VT, onde em nada está se falando de eleição ou predestinação para a salvação eterna, do espirito, em Cristo. O mesmo se dá nas referencias dos arminianos. Percebi isso ao assistir esses debates sem conclusão entre as 2 correntes. Citam também referencias de exceção, quando há um caso somente, de um individuo, muito especifico, que sugere predestinação para o inferno. Sim, é de Judas que falo. Citam como exemplo maximo, de que ele foi predestinado a trair jesus. Porem sua perdição se deu pela não aceitação do perdão. Ele sofreu, teve consciência do erro, Jesus o chamou de amigo, e errou tanto quanto Pedro que de certa forma o traiu, mas arrependeu-se.

    ResponderExcluir
  6. Percebo uma tamanha confusão entre os arminianos e calvinistas, pelo fato de que nos discursos e citações de versículos, há uma mistura de conceitos. por ex: calvinistas citam versículos referentes a predestinação ou eleição, na maioria das vezes, tirados do VT ou de Romanos citando o VT, onde em nada está se falando de eleição ou predestinação para a salvação eterna, do espirito, em Cristo. O mesmo se dá nas referencias dos arminianos. Percebi isso ao assistir esses debates sem conclusão entre as 2 correntes. Citam também referencias de exceção, quando há um caso somente, de um individuo, muito especifico, que sugere predestinação para o inferno. Sim, é de Judas que falo. Citam como exemplo maximo, de que ele foi predestinado a trair jesus. Porem sua perdição se deu pela não aceitação do perdão. Ele sofreu, teve consciência do erro, Jesus o chamou de amigo, e errou tanto quanto Pedro que de certa forma o traiu, mas arrependeu-se.

    ResponderExcluir