segunda-feira, 18 de abril de 2011

Duas Maneiras de Acreditar

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

João 3:16 descreve um Resgate. Deus amou o mundo de tal maneira que ele deu seu único filho para servir de resgate para todos nós. Quando você escuta a mensagem de Deus por um dos seus reais discípulos (Romanos 10:14-15), acreditar ou não é uma questão de vida eterna ou morte eterna (João 3:18)


Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. (Romanos 10:14-15)

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)

Então o que significa Acreditar em Deus e o que significa obedecer a Deus, como diz em João 3:36?

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)

Isto está escrito na traduçao em português da Biblia. Mas na Tradução em Inglês diz.

Whoever believes in the Son has eternal life; whoever DOES NOT OBEY the Son shall not see life, but the wrath of God remains on him.

Na versão ESV em Inglês diz: ...mas aquele que não OBEDECER o Filho nao verá a vida...

Essas diferenças na tradução você vai entender mais para frente nesse artigo. A Palavra Crer e Obedecer estão relacionadas levando em conta a traduçao do grego para a nossa lingua.  

Se você realmente ACREDITA em vida eterna, ou em Jesus como literalmente é dito em João 3:15, você irá obedecer ele e a sua mensagem, assim como os apóstolos foram chamados a fazer em Mateus 28:18-20. A VERDADEIRA fé produz obediência, pelo amor de Deus e pelo amor da Sua mensagem. O resultado dessa obediência é a vida descrita em Marcos 10:29-30.

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:15)

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:18-20)

E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. (Marcos 10:29-30).

Para quem não sabe, o novo testamento, as escritas originais dos apóstolos, foi escrito em grego que era a língua usada por eles na época. A palavra grega pistevo (verbo) é traduzida como "Acreditar" mas também significa aderir a algo (Crença), confiar em algo, confiar algo a alguém (Obedecer).  Então a pessoa que realmente acredita e confia em Jesus vai fazer o que tem que ser feito e o que ele nos ordenou a fazer. Isso é fé, a verdadeira fé, fé com provas, e não fé da boca pra fora. Confiar algo a alguém significa ter total e absoluta certeza da sua soberania, fazer tudo o que ele nos ordenou, e confessar a ele de todo seu coração assim como diz o apóstolo Paulo em Romanos 10:9-10. Isso significa que quem ACREDITA fará tudo o que é esperado dele a fazer sem se reservar nada, pois ele recebeu Jesus como é dito em Lucas 10:16 e João 13:20.

Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para a justica e com a boca se confessa para a salvação. (Romanos 10:9-10)


Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Lucas 10:16)

Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. (João 13:20)

Ter fé, a verdadeira fé, é acreditar e obedecer, que é o que significa ACREDITAR. Acreditar é um verbo que requer ação, isto é, obedecer a palavra por ter sido convencido de sua verdade. Acreditar é Obedecer porque você está convencido e crendo de todo seu coração; desobedecer é não acreditar; desacreditar é desobedecer pela descrença. Você tem que fazer o que o verbo ACREDITAR realmente significa no contexto bíblico para ser salvo. Nesse contexto Bíblico, acreditar e obedecer andam juntas. Isso não é apenas algo na sua mente, mas no seu coração, que força e requer ação. 

Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.  
Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.  
E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. 
 Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo desobediente e contradizente. (Romanos 10:16-21)

...E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; (2 tessalonicenses 1:7-8)

Talvez você não tenha pensado na Mensagem de Deus como algo a ser obedecido, mas como você pode ver é um assunto muito sério. Desobediencia é o que te faz falhar em fazer o que a palavra de Deus diz que você tem que fazer para ser SALVO. OBEDECER na palavra de Deus significa dar atenção ao que você está ouvindo. Obedecer é a manifestação da verdadeira fé; Desobedecer enquanto diz que conhece ELE é ser um mentiroso (1 João 2:4), e todos os mentirosos terão a sua parte no lago de fogo. (Apocalipse 22:15)

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:4)

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Apocalipse 22:15)

OBEDECER é fazer a vontade de Deus, fazer o que agrada a ELE e não o que agrada a você. Apenas seus filhos podem e irão obedecer seus mandamentos, que é o resultado da sua morte por eles. ACREDITAR é obedecer; e desobedecer é desacreditar.

Aquele que crê (Adere a uma causa (Obedece), confia em algo, confia algo a alguém, confia sua vida a Jesus) no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê (do not obey, não obedece) no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)

A FÉ que produz obediência é o trabalho do Espirito Santo.

Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,
que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. (Efésios 1:13-14)

E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. (Atos 5:32)

Então para terminar esse artigo, gostaria de reiterar Tiago 2:14-19 e dizer que para aquelas pessoas que acreditam que apenas acreditando em Jesus serão salvas sem precisar obedecer a Deus, e sim apenas por terem fé e acreditarem em Deus serão salvas como  algumas Religiões pregam, "porque está escrito isso na bíblia", eu lhe digo que esta interpretação está ERRADA, e a palavra grega Pistevo é um ótimo exemplo de como as traduções bíblicas podem ser mal interpretadas do que realmente significam as passagens biblicas. E sem um estudo profundo, a palavra de Deus pode acabar simplificada e perdendo a sua verdadeira essência.

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! (Tiago 2:14-19)


Jota - 18/04/2011
Créditos: Comunidade Doze Tribos, Livro TWO RANSOMS

Musica: Chris Tomlin - Mighty to Save
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário