terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Graça, a Fé e as Obras



Graça... Fé... Obras... Palavras comuns no meio Cristão, mas o que eles significam? O que é a graça, e como ela funciona? O que é a fé, e de onde ele vem? Onde nos leva? Quais são as obras que não podem nos salvar, e quais as obras que Deus preparou de antemão para nós? E sobre todas essas coisas, o que é a salvação, afinal? 

Em sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo não estava pregando o evangelho, mas estava dando compreensão aos discípulos sobre o que tinha acontecido com eles e que estava à frente deles, o processo e o propósito de salvação. O evangelho é encontrado nos Evangelhos. As cartas de Paulo e dos outros apóstolos consistem de instrução e correção para aqueles que já estão na salvação. É irônico que o popular “plano de salvação” do Cristianismo faz pouco uso dos Evangelhos e muito uso das cartas de Paulo. É por isso que temos de olhar para o Evangelho para encontrar a base desses termos familiares Paulo usa em suas Cartas.


A Graça

Primeiro vem a graça, o favor de Deus que recebemos mesmo sem merecer. No que se refere à salvação, a graça é o poder de Deus na vida de uma pessoa para protegê-lo, prepará-lo e trazê-lo para o tempo e o lugar onde essa pessoa possa ouvir o evangelho de alguém que foi enviado com a autoridade de proclamá-lo.

Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.  (João 7:17-18)

Foi a graça a Pedro que ele havia pescado a noite toda sem pegar nada, e quando ele estava limpando sua rede naquele local específico onde o Mestre queria ensinar naquele dia, e que o Mestre escolheu seu barco para falar. (Lucas 5:1-10) Foi a graça que causou o Mestre de passar pela árvore de sicômoro onde Zaqueu estava à espera, para chamá-lo. (Lucas 19:2-10) Foi a graça que causou o eunuco etíope acontecer de estar passando perto de Filipe e estar lendo o livro do profeta Isaías, e foi a graça que causou Philip ouvir do Espírito pedindo para se aproximar do carro e pedir o eunuco se ele entendeu o que ele estava lendo. (Atos 8:27-39) E até mesmo para o "jovem rico" foi a graça que fez Jesus ir ensinar em sua cidade. (Marcos 10:17:30)

Então a graça trás a pessoa ao lugar, ou trás a outra pessoa perto de você para você poder ouvir o evangelho, e as vezes isso passa despercebido por você, a oportunidade aparece, a graça está agindo, mas você as vezes não percebe. Mas o que acontece depois depende daquele que ouve e daquele que fala.


A Fé

A fé é a persuasão. Isso é verdade tanto na vida natural quanto na vida espiritual. Um homem natural pode ser persuadido em sua mente para fazer muitas coisas, e é uma espécie de fé (Pensamento positivo), mas a fé que salva é a persuasão do Espírito Santo, que vem para a pessoa quando ela ouve o evangelho. Como disse Paulo: "A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17) Mas, como Paulo também explicou, a palavra de Deus deve ser falada por uma pessoa de carne e osso, que é "enviada".

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem 
alegres novas de boas coisas. (Romanos 10:14-15)

Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. (Mateus 10:40)

Não existe nenhum relato no novo testamento de alguém receber o Espírito Santo sem o receber de uma pessoa de carne e osso cheia do Espírito Santo de Deus, isto é, alguém que tem autoridade espiritual para proclamar o evangelho. A única coisa que dá a uma pessoa essa autoridade espiritual é que ele tenha obedecido ao evangelho por si mesmo e está vivendo a vida que é exigida de um discípulo.

 Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. (João 7:18)

Se não for assim, essa pessoa que está pregando o evangelho está vivendo uma mentira, e não pode passar o Espírito de Deus, mas apenas o espírito do erro que está em comunhão com essa pessoa de acordo com

 Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.
(2 Coríntios 4:2)

Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.
Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.
(2 Coríntios 11:13-15)

Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. (1 João 2:4)

Assim graça trás uma pessoa perto para ouvir, e depois através de ouvir o evangelho de um verdadeiro discípulo, a fé vem, mas não automaticamente. Ela exige algo muito importante, e muito raro, por parte do ouvinte: ele deve estar disposto a fazer a vontade do Pai.

 Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. (João 7:17)

Ele deve ter ouvidos para ouvir, o que significa um coração para obedecer. Caso contrário, ele não vai se submeter à autoridade espiritual de quem fala, ele não vai recebê-lo como vindo de Deus.  Ele não vai ser convencido, porque ele é sob o domínio de uma forte persuasão, o medo de perder a própria vida.

Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. (Lucas 9:24)

E libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
(Hebreus 2:15)

Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. (João 12:25)

O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.
Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".
(Apocalipse 21:7-8)

Esse medo de perder a sua vida foi o que aconteceu com o Jovem Rico que veio perguntar a Jesus o que tinha que fazer para herdar a vida eterna.

Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!” (Marcos 10:21-23)

Embora a Graça estivesse agindo abundantemente, trazendo-o para a presença de Jesus, ele não recebeu a fé de ouvir o evangelho, mas sim medo e tristeza, pois ele não estava disposto a desistir de sua própria vida, a fim de receber a vida eterna que Yahshua (Jesus) lhe ofereceu. Ele amava a sua vida neste mundo.
Mas, no caso dos 3000, no dia de Pentecostes, vemos uma história muito diferente. As muitas outras palavras (Atos 2:40)que eles ouviram de Pedro aquele dia trouxe a verdadeira fé a eles, pois diz que "de bom grado receberam a sua palavra." (Atos 2:41)

Tristeza não desceu sobre eles com o pensamento de desistir de suas vidas, como aconteceu com o Jovem Rico, pois estavam plenamente convencidos de que valeria a pena perder as suas vidas por Cristo. Assim, eles foram batizados na sua morte e receberam o mesmo Espírito que tinha enchido os que falaram as boas novas para eles.

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
(Atos 2:38)

Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; (Romanos 6:1-5)


Crença que leva a obediência

A fé que chegou aos 3000 fez com que eles acreditassem em seus corações neste Messias que eles tinham crucificado, (Atos 2:36) que ele havia pago por seus pecados através da Sua morte, e que Ele tinha ressuscitado dos mortos e ascendeu à mão direita do pai. E o que aconteceu depois? Será que eles todos seguiram os seus caminhos separados, tendo acrescentado uma nova dimensão às suas vidas? Não. A mensagem que ouviram os chamou para ser salvo da geração perversa em que estavam vivendo.

E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.  (Atos 2:40)

 A Bíblia não registra as "muitas outras palavras" que Pedro falou para eles naquele dia, mas sabemos que o 
Mestre havia ordenado aos apóstolos para fazer na pregação do evangelho, o que certamente eles tiveram o cuidado de obedecer:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.  (Mateus 28:19-20)

E qual foi a primeira coisa que o Mestre lhes havia ordenado quando Ele os chamou para segui-Lo? Foi a abandonar tudo.

E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos (Marcos 10:28)

Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:33)

 E se pensarmos que essa exigência era aplicada apenas aos apóstolos, lembre-se que depois que a mulher quebrou o vaso de alabastro, seu bem mais precioso, e derramou cada gota do óleo perfumado sobre Ele, Ele instruiu seus discípulos:

Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua. (Mateus 26:13)

É duvidoso que Pedro teria esquecido de incluir esta história em suas muitas outras palavras, considerando-se quão profundamente ele havia afetado os discípulos no dia em que aconteceu. Mas, independentemente das palavras exatas que Pedro pode ter falado, o resultado fala por si:

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. (Atos 2:44-47)

Não foi nem coincidência nem um mal-entendido que esses 3.000 novos discípulos todos deram tudo, inclusive suas vidas independentes e agora viviam uma vida comum compartilhada juntos. Sua crença impelia obediência aos que ouviram. Não era apenas um sentimento mental para o fato da morte e ressurreição de Yahshua. Foi uma total identificação com Ele e Seu povo que separaram eles de as coisas passadas de suas antigas vidas.

Existe um tipo de Crença que não leva a obediência e Jesus nos mostrou isso em certas passagens como, por exemplo:

Enquanto estava em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos viram os sinais miraculosos que ele estava realizando e creram em seu nome.
Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.
Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem. (João 2:23-25)

As palavras "creram" e "confiava" nessa passagem são na verdade a mesma palavra no manuscrito grego, a Palavra Pistevo. Você poderia muito bem dizer que eles acreditavam em Jesus, mas Jesus não acreditava neles, pois Ele sabia que era só uma crença em suas mentes, e não em seus corações. Admiravam, mas Ele sabia que não iriam obedecê-lo a todo custo, então Ele não podia confiar Seu Espírito Santo para eles .

Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem".  (Atos 5:32)

 E, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, (Hebreus 5:9)

Então a fé que salva, produz uma crença que leva a obediência, se não, não é a fé que salva.
Isso era exatamente o que Tiago estava tentando explicar.

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!
Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? (Tiago 2:17-20)

Infelizmente, muitos são tolos a ponto de não estar dispostos a reconhecer a inutilidade de uma fé que não resulta em obras que se seguiram à primeira pregação do evangelho em Atos 2:42-47 e 4:32-37. Mas o Mestre disse que aqueles que têm ouvidos para ouvir darão frutos abundantes, 30, 60, ou cem vezes mais, e assim vir a serem seus discípulos.

Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! “(Mateus 13:3-9)

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".
(João 13:34-35)

Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
(João 15:8)

Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.
Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.
Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
(1 João 3:14-18)


As Obras

Certamente, não há obras que uma pessoa pode fazer para ganhar a salvação em Cristo. Todas as suas boas ações não têm mais valor do que trapos imundos na “moeda de troca” da salvação.  

Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.
(Isaías 64:6)

Ser digno de Cristo é o que conta, o valor infinito de Seu sangue que Ele derramou por nós.

Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,
não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, (Tito 3:4-5)

Na verdade, qualquer pessoa que realmente entende a futilidade de sua própria vida não redimida em Cristo, com todas as manifestações materiais de suas próprias obras egoístas, estaria ansiosa para abandonar tudo assim que ela descobre a pérola de grande valor.

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.
"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.
Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".
(Mateus 13:44-46)

 Não passaria nem perto de entrar na mente de alguém que verdadeiramente odeia a própria vida neste mundo (João 12:25) que desistir de seus bens, a fim de ganhar a vida eterna, poderia ser considerada “salvação pelas obras." Ele seria como Paulo, que escreveu:

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo. (Filipenses 3:8)

Paulo compreendeu na essência do seu ser de que ele foi salvo e para que ele foi salvo. A "perda de todas as coisas" era parte da realidade de sua antiga vida morrer com Jesus no batismo...

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;
pois quem morreu, foi justificado do pecado.  (Romanos 6:4-7)

... e não "boas obras" que ele fez para ganhar a sua salvação. (Tito 3:5) Paulo estava contente de estar livre de sua antiga vida, carreira e posses para que ele pudesse abrir mão daquilo pelo que Jesus abriu mão por ele.

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. (Filipenses 3:12)

Essa é a revelação que ele tinha e que o levou a escrever aos Efésios,

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. (Efésios 2:10)

A palavra traduzida como obras aqui (e no versículo 9), na verdade, significa o emprego ou ocupação. Ele não está falando de boas ações isoladas que se faz de vez em quando, mas a direção do nosso coração, o que você faz com o seu tempo, energia, habilidades e força. Todo mundo que é salvo é salvo com a finalidade de passar o resto de sua vida empregando seus dons (Efésios 4:1) para construir o Corpo de Messias:

Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. (Efésios 4:16-17)

Paulo e os outros apóstolos não compartilhavam a idéia do Corpo de Messias como uma união mística de crentes isolados que vivem suas próprias vidas independentes durante toda a semana ("não vivam mais como os gentios"), e se reúnem por uma ou duas horas no domingo.
Era para ser uma demonstração visível dos discípulos em tempo integral, que vivem juntos em unidade, amando um ao outro, assim como o seu Mestre tinha amado os seus discípulos primeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana, de servir um ao outro de acordo com os seus dons e habilidades.

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,
para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. (João 17:20-23)

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. (João 15:12-14)

 Essas pessoas não precisam estar preocupadas com o que vão comer ou o que vão vestir (Mateus 6:31-33), mas podem realmente buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, sabendo que todas as suas necessidades serão satisfeitas através do "trabalho efetivo de cada parte" para o benefício do todo.  Esse é o milagre do amor.

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Coríntios 5:14-15)

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. (João 14:15)

É impossível obedecer a Seus mandamentos sozinho, ou por si só. É preciso uma comunidade de irmãos em Cristo. É aí que o amor de Deus em nós é aperfeiçoado, onde podemos verdadeiramente amar um ao outro. É aí que Deus ordenou a bênção da vida eterna.

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre. (Salmos 133:1-3)


Surpreendente Graça

A coisa surpreendente sobre a graça é que ela traz o propósito de Deus na terra através de seres humanos dispostos que recebem fé quando ouvem a palavra de Deus, que faz com que eles acreditem a tal ponto de realmente obedecer aos seus mandamentos.

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".  (João 14:21)

Juntos, eles darão o fruto do reino, a vida que testemunha o fato de que, na verdade, o Pai enviou seu Filho, pelo o que ele é, assim também serão seus discípulos neste mundo.

"Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino. (Mateus 21:43)


eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste (João 17:23)


Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. (1 João 4:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário