quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desmascarando o "Outro Evangelho"

O Apóstolo Paulo alertou varias vezes sobre aqueles que pregariam um “outro evangelho”, diferente daquele que ele pregava. Em Gálatas 1:8 ele disse:



“Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1:8)



Claramente o perigo de receber um evangelho distorcido é tão grande que somos instruídos a não recebê-los em casa e nem lhe dar boas vindas, pois aquele que lhes dá boas vindas é cúmplice das suas más obras. (2 João 1:10-11)



Mas na maioria das vezes, esses que estão pregando esse “outro evangelho” não estão pregando o erro intencionalmente. Eles estão apenas repetindo o que eles foram ensinados através das gerações e tradições. O que eles precisam não é rejeição, mas pessoas que possam alcançar o coração deles e mostrar para eles a verdade.  



Existem muitos “outros evangelhos”, como por exemplo, o Catolicismo, o Espiritismo, as Testemunhas de Jeová, O Evangelho da Prosperidade, etc.



Mas ao contrário do que muitos acreditam o evangelho pregado no Protestantismo também se enquadra nesse “outro evangelho”. Não estou dizendo aqui apenas os óbvios “outros evangelhos” do protestantismo como o Evangelho da Prosperidade e o Neo-pentecostalismo por exemplo. Eu não tenho um estudo exato mais acredito que mais ou menos 90% do protestantismo hoje pregam esse “outro evangelho”.



A melhor mentira é aquela que se aproxima mais da verdade. Por exemplo, se você conseguir mentir pra alguém com 99% de verdade, provavelmente todos vão acreditar e concordar. Então a melhor mentira não é aquela que é uma grande mentira, mas aquela que é uma “grande verdade”, aquela que se aproxima o máximo da verdade.



Então para ilustrar bem essa situação, vou criar dois personagens fictícios. João e José.


João é um Crente sem doutrina Religiosa do mundo, que apenas leu e interpretou e estudou a Bíblia em sua simplicidade.

José é um Cristão Evangélico que segue a doutrina protestante, um homem bom, correto, um cristão exemplar.

As falas de João serão representadas pela cor verde. As Falas de José pela cor Laranja. Os Versos bíblicos pela Amarela.

Agora vamos ver como seria a conversa entre os dois, seria mais ou menos assim...

José: Eu posso ver pelo pouco que conheço de você que você acredita sinceramente em Jesus. Mas em que realmente você acredita?


João: Bem, isso é um assunto muito amplo...



José: Está certo, então vou ser mais especifico. O que você acha que a pessoa tem que fazer para ser salva?



João: Hummm... Existem muitas passagens na Bíblia que nos dizem o que devemos fazer



José: Bem, eu acho que essa pergunta vai me ajudar a entender então: Você acha que Deus exige algo de você além de simplesmente acreditar que Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu por nossos pecados?



João: Sim, acredito que ele exige mais que isso sim.



José: Foi isso que eu pensei. Deixe-me compartilhar com você um pouco da Palavra então. Vamos ver Efésios 2:8-9. Lá diz “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” Você alguma vez já leu isso?



João: Sim, com certeza já li sim.



José: Então você pode ver que a salvação é de graça. É apenas pela graça e pela fé, e não exige nenhuma obra. Se obras fossem exigidas, poderíamos nos gloriar por isso correto?



João: Mais ou menos... Não é bem assim



José: João 3:16 diz, Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Aqui não diz nada sobre obras, diz? Tudo o que você precisa é acreditar, isso é Graça.



E Romanos 10:9 diz, “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Se existisse outra coisa exigida além de simplesmente acreditar, então isso não seria mais Graça, seria?



João: Não é tão simples assim, ele também disse em João 2: 23-24 que “Enquanto estava em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos viram os sinais miraculosos que ele estava realizando e creram em seu nome. Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.” Então muitos creram nele. Mas ele não se confiava a eles...



José: Mas vamos considerar o que aconteceu com os Gálatas. Começaram a pregar obras para eles, dizendo que eles teriam que ser circuncidados, e então Paulo disse em Gálatas 5:4... “Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça”



Paulo nos alerta sobre um grande perigo aqui. E seria bom prestar atenção. Na verdade, se eu fosse você eu não daria muita atenção a essas pessoas que dizem que Deus exige mais do que simplesmente acreditar. Essas pessoas colocam você debaixo da Lei e fazem você trabalhar pela sua salvação. Você não quer estar debaixo da maldição da Lei (Gálatas 3:10), quer?



João: Não é claro que não.



José: Então me diga, porque você acha que Deus exige mais do que apenas acreditar?



João: Bom, uma coisa que o Apóstolo João nos diz é que se eu não obedecer ao Filho, eu não vou ver a vida. Está ai na sua Bíblia, olhe lá, 20 versos depois de João 3:16 que você citou, em João 3:36... “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.”



José: Não, não, aqui está falando que quem não crer não verá a vida, não está falando nada sobre obedecer.



João: Isto está escrito na tradução em português da Bíblia. Mas em várias outras traduções como por exemplo a ESV em Inglês, ou a OLD KING JAMES em Inglês, diz:



“Whoever believes in the Son has eternal life; whoever DOES NOT OBEY the Son shall not see life, but the wrath of God remains on him.” (John 3:36)



Traduzindo… “Aquele que não OBEDECER o Filho não verá a vida.”



O novo testamento, as escritas originais dos apóstolos, foi escrito em grego que era a língua usada por eles na época. A palavra grega pistevo (verbo) é traduzida como "Acreditar" mas também significa aderir a algo (Crença), confiar em algo, confiar algo a alguém, Obedecer. A Palavra PISTEVO significa acreditar a ponto de obedecer e ser totalmente submisso, e não apenas acreditar em um estado mental de acreditar.



 Então a pessoa que realmente acredita e confia em Jesus vai fazer o que tem que ser feito e o que ele nos ordenou a fazer. Isso é fé, a verdadeira fé, fé com provas, e não fé da boca pra fora. Confiar algo a alguém significa ter total e absoluta certeza da sua soberania, fazer tudo o que ele nos ordenou, e confessar a ele de todo seu coração assim como diz o apóstolo Paulo em Romanos 10:9-10. Isso significa que quem ACREDITA fará tudo o que é esperado dele a fazer sem se reservar nada, pois ele recebeu Jesus como é dito em Lucas 10:16 e João 13:20.



E mais uma vez aqui em Hebreus 5:9, ele diz que:



“e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe OBEDECEM,” (Hebreus 5:9)



Então o que eu entendo é que ele exige obediência.



José: É mais você não pode apenas pegar alguns versos fora de contexto!



João: Em Atos 3:22-23, Pedro faz referencia a Moises a respeito de Jesus.



“Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo.” (Atos 3:22-23)



Então aqui parece que fica bem claro que aquele que não “ouvir”, obedecer a Jesus será exterminado.



José: Mas você não pode pegar essas coisas e começar a fazer pré requisitos para a salvação. Salvação não é por obras, mas apenas por fé, não importando suas obras. Você não pode conquistar a sua salvação, é dom de Deus.



João: Mas eu não estou falando sobre conquistar minha salvação. Estou falando sobre obedecer o Evangelho.



José: O que?



João: Obedecer o Evangelho, como diz em 2 Tessalonicenses 1:8, “em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.”



José: Mas isso significa obediência em um senso de que quando você ouve o Evangelho, você o recebe pela fé e o aceita, em outras palavras, Acreditar no que ele está nos dizendo.



João: Não, não. O que isso significa é que as Boas Novas não consiste de doutrinas a serem aceitas na sua mente, mas ao contrário nos comanda a obedecer. Deus tem o direito de esperar que no mínimo agente seja obediente, não é? Ele não nos deu mandamentos que não podem ser obedecidos se andarmos de acordo com o Espírito Santo, como ele disse em Romanos 8:4. Qualquer um que pense diferente não conhece a Deus.



José: Como você pode dizer isso? Ninguém nunca foi capaz de andar e obedecer a Lei.



João: Nosso Mestre Jesus Cristo foi.



José: Sim, mas ele era Deus.



João: Ele era um ser humano.



José: Ohhhh... Então você está dizendo que ele não era Deus? Está dizendo que ele foi um homem perfeito que obedeceu a Lei.



João: Você está perguntando duas coisas diferentes. Primeiro estou dizendo que sim, ele é a Palavra de Deus, O verbo encarnado, a segunda pessoa da Trindade. Mas estou dizendo que não foi por causa da sua divindade que ele foi capaz de obedecer a Deus. Ele veio em carne e osso.

O Espírito de que estamos falando, O Verbo, “veio em carne”, como está dito em 1 João 4:1-3...



“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.” (1 João 4:1-3)



Ele sofreu como humano, amou como humano, ele senta ao lado direito de Deus como Humano, e ele vai retornar como Humano. Ele veio em Carne. Ele obedeceu como Humano. Ele nos deixou um exemplo para seguir os seus passos. E então é sim possível para nós obedecer a Jesus, como seres humanos. Esse é o Espírito que estamos falando.



Mas outro espírito diz, “Ele conseguiu porque ele era Deus”. E esse espírito não confessa que ele veio em carne, como ser humano. Na verdade, esse espírito é contrário a obediência colocando o exemplo de Jesus além da nossa capacidade. E de acordo com 1 João 4:1-3, esse é o espírito do anticristo.



José: Bem, estou tentando entender isso de ter que obedecer para ser salvo. Colocando as pessoas debaixo da escravidão é exatamente o que Paulo dizia em Gálatas 1:6 quando ele disse, “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho”



Paulo nos explica que esse “Outro Evangelho” é aquele que tenta encontrar salvação através de obras da Lei, como a circuncisão por exemplo. Ele diz claramente em Gálatas 5:4-6...



“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” (Gálatas 5:4-6)



Então alguém que tenta encontrar justificação por obras da lei é separado de Cristo e da Graça tem caído.



João: Isso está exatamente correto.



José: Mas isso não é exatamente o que você está dizendo? Não importa se uma pessoa tem obras ou não. Tudo que importa é Graça e Fé. Então quando você diz que temos que obedecer a Lei para sermos justificados, você está proclamando um evangelho que é amaldiçoado...



João: Espera ai, eu não disse que uma pessoa tem que obedecer a Lei para ser justificado. Eu apenas disse que Deus Exige Obediência. Como Paulo disse em 1 Coríntios 7:19...



“A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.” (1 Coríntios 7:19)



Então existe mais para salvação do que apenas aceitar o fato que Jesus morreu por meus pecados. Até os demônios acreditam nesse fato, mas não são salvos por isso.



José: Mas Salvação é de graça, salvo pela Graça através da Fé, isso não é resultado de nada que fizermos. É isso que diz Efésios 2:8-9. Então como pode a Salvação ser de graça se Deus exige mais do que apenas acreditar?



João: A Vida Eterna é de Graça. Mas para quem ela será dada? Muitas pessoas acham que a vida eterna é um cuponzinho que você pega quando vai a Igreja. Está lá Escrito “Grátis – Pegue um!”. Todo mundo que for pode pegar um.



Algumas pessoas acham que tudo o que eles têm que fazer é pegar um desses “Vale vida eterna” e eles estão com ticket para o céu. Eles já conseguiram a vida eterna e agora o Diabo não pode induzi-los a ir pro Lago de Fogo não importa o quanto eles sejam desobedientes a Deus. Eles acham que “aceitar” esse “vale vida eterna” é o que significa ser salvo.



Sem riscos, sem obrigações, totalmente de graça, apenas pegue o seu “vale”, apenas aceite que Jesus morreu por você.



Eles dizem “eu não quero morrer pelos meus pecados. Que bom que Jesus morreu e pagou pelos meus pecados, que alivio!”   



Deus exige sim algo daqueles que ele Salva. Isso não tem nada a ver com merecer ou conquistar a vida eterna pelas suas obras. Qualquer um que pense que a vida eterna é conquistável não tem idéia do valor que ela tem, e do alto preço que foi pago por ela. Não está nem perto do nosso poder de compra. Ela vem sim de Graça, outorgada por um Deus Gracioso para com aqueles que não tem poder para conquista - lá.



Mas ele não dá a vida eterna para aqueles que “acreditam” que Jesus morreu pelos meus pecados e ainda assim vivem em desobediência. É por isso que Hebreus 5:9 diz:



“e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”  (Hebreus 5:9)



E é por isso que Atos 5:32 diz:



“Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe OBEDECEM.” (Atos 5:32)



José: Bom, não estou muito certo disso. Eu acho que você está apenas interpretando um ou dois versos isolados para justificar a sua doutrina de obras. É melhor você tomar cuidado. Paulo disse em Gálatas 3:10 “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.”



Se você começar a enfatizar outra coisa além de Graça e Fé você vai acabar debaixo da escravidão da Lei.



João: Então você consegue conhecer o Espírito de Deus sem obediência?



José: Sim, Eu o conheço através da Fé.



João: E como você sabe que o recebeu? É apenas pelo seu sentimento subjetivo de que ele está com você?



José: Bom, Efésios 3:17 diz, “e, assim, habite Cristo no vosso coração, PELA FÉ, estando vós arraigados e alicerçados em amor,”  e Romanos 3:28 diz, “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.”



João: Está certo. Então suponha que alguém diga a você que o único jeito de ter certeza que você conhece a Deus e que o Espírito Santo está com você é pela OBEDIÊNCIA. O que você diria para essa pessoa?



José: A mesma coisa que eu estou te dizendo. Eu responderia com a Palavra de Deus.



João: Então pegue a sua Bíblia. Me diga o que você acha de 1 João 2:3-4 que diz?



“Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” (1 João 2:3-4)



Você acha que João está falando sobre Obras aqui?



José: ... (silencio)



João: Você viu, eu não acredito que ninguém é justificado, ou vem a conhecer a Deus através de Obras da Lei, assim como você. Com certeza o Apóstolo João não nos colocou debaixo da Lei aqui nessa passagem.





Existem milhões de maneiras de interpretar errado as escrituras. E é apenas com muitas dificuldades que encontraremos o caminho estreito.



Eu costumava pensar do mesmo jeito que você. Mas entendi algumas coisas. Podemos ver que o problema da humanidade não são seus problemas morais. É a independência e a falta de “lei” do Coração que causa os pecados. O “outro evangelho”que Paulo estava enfrentando é aquele que tenta fazer as pessoas se conformarem exteriormente antes de mudarem interiormente, dizendo que circuncisão era necessária para se obter a salvação.



O senso comum nos diz que nascer e não ser circuncidado não é um pecado. Você não precisa ir contra a sua consciência para não ser circuncidado. Então isso não faz parte do Evangelho que Jesus pregava. O Gospel de Cristo envolve a nossa condição interior e não a exterior.





Mas isso não significa que ele não exige de nós algumas coisas. Seus Mandamentos não são opcionais. Existe uma penalidade pela desobediência.



José: Eu acho que vejo onde agente se desentende. Eu pensava que você estava dizendo que agente tem que obedecer antes de ser justificado. Mas você está dizendo que Jesus espera obediência depois que você acredita.



João: Não exatamente. Você não pode separar as duas coisas desse jeito. Acreditar não é um ato da sua mente, mas da sua vontade. Você escolhe acreditar no filho de Deus e na sua mensagem. Fazendo essa escolha, você está escolhendo obedecer. A primeira coisa que você tem que obedecer é o que Jesus disse que temos que fazer para sermos seus descipulos. Nessa obediência você encontra vida.



É claro que você tem que receber o sacrifício de Jesus, mas você não pode recebe-lo a não ser que você receba a supremacia de Cristo sobre a sua vida.



E o “acreditar” que não é expresso em obediência não traz certeza de salvação. Tiago 2:14 diz, “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?”  E de novo no verso 24 ele diz, “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.”



José: Então o que você está dizendo que uma pessoa precisa fazer pra ser salvo? Quais obras são necessárias?



João: Isso não é tão complicado. Romanos 10:13 diz, “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”  Então se você clamar pelo seu nome será salvo.



José: Só isso? Isso que eu estava falando...



João: Bem, você tem que acreditar nele, porque o próximo verso diz, “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? (Romanos 10:14)



José: Não estou entendendo. E isso não é exatamente o que eu estava dizendo? Cade a Obediência?



João: Estamos chegando lá. Romanos 10:14 continua, “E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” Não existe base bíblica para alguém ser salvo por ler ou conhecer a Bíblia. Então um pastor de verdade, de carne e espirito, deve proclamar a mensagem, como diz em Romanos 10:17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”  Consegue entender?



José: Sim, Continue...



João: Mas não pode ser qualquer mensagem, e não pode ser qualquer um pregando.



Romanos 10:15 diz, E como pregarão, se não forem enviados?” Esses que pregam um “outro evangelho” não foram enviados. Paulo foi enviado. Então aqueles que recebem os falsos pregadores e falsos profetas são separados de Cristo, enquanto aqueles que recebem Paulo foram mandados a obedecer Cristo, como ele disse em Romanos 1:5, “por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a OBEDIÊNCIA por fé, entre todos os gentios,”



José: Hummmm... mas então como você sabe se alguém é enviado ou não?



João: Primeiro de tudo, se alguém é enviado ele estará carregando a Grande Comissão. Você já ouviu sobre a Grande Comissão?



José: Sim, Mateus 28:19-20: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”



João: Correto. Marcos 16:15-16 continua, E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Aqueles que carregam a Grande Comissão, e conseqüentemente pregam uma mensagem que chama as pessoas a serem batizadas, a se tornarem discípulos, e obedecer todas as coisas que nos foram ordenadas, esses foram enviados. Hoje em dia vemos muitos pregando uma mensagem que levam os ouvintes a acreditar, aceitar Jesus em seus corações, etc. Mas poucos dizem como Paulo pregou em Atos 22:16, “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele.”

José: Então uma pessoa não pode ser salva se não passar pelo ritual do Batismo?



João: Se o Batismo for um ritual, a única coisa que ele pode fazer é te separar de Cristo, como o ritual da circuncisão. Mas se você está obedecendo ao Evangelho, o Batismo lava os seus pecados no sangue de Cristo.





Se você olhar a mensagem de Pedro no dia de Pentecostes, podemos ver o batismo em receber as Boas Novas. Em Atos 2:38, Pedro diz "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”



Receberão o Espírito Santo e a Vida eterna com o qual ele nos sela, vem como resultado de perdão, que vem por alcançar o sangue do nosso Salvador por ser batizado na morte dele. O Batismo é a resposta para o arrependimento da pessoa que ficou com o “Coração Aflito”, como diz o verso 37, que é o resultado normal de receber a mensagem de um pregador que foi enviado.



E quem hoje em dia proclama uma mensagem que chama pessoas a fazer o que Jesus disse que eles devem fazer para serem discípulos?



José: o que você que dizer?



João: Em Lucas 14:33 ele diz:  “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” E nos versos 27 e 27 ele diz “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”

Mateus 10:37-38 deixa bem claro que se alguém não acha que vale a pena abandonar tudo pelo filho de Deus, essa pessoa não merece ser coberta pelo seu sangue.

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10:37-38)

Mas em Marcos 10:29-30 ele diz:

“E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.”

José: Mas eu pensei que a vida eterna fosse de graça!!!

João: A Vida Eterna resulta de um Evangelho que você realmente renuncie tudo o que tem, suas posses, status, e até relacionamentos se assim for necessário. De acordo com esse Evangelho, a pessoa sabe que está arrependida da sua existência egoísta e pecadora e então ele abandona sua própria vida e tudo o que ela tem. Renunciar tudo é o resultado normal de obedecer ao evangelho pregado por um enviado, porque um enviado te livra do Reino da Escuridão onde cada um vive para si mesmo, e te mostra o Reino de Deus onde ninguém vive para si mesmo, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Coríntios 5:15) 

“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Corintios 5:15)

Essa renuncia literal de tudo pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas é a realidade prática das palavras de Jesus. É também uma realidade histórica dos primeiros discípulos quando eles obedeciam a essas palavras e eram salvos e isso pode ser visto no livro de Atos.

E como diz 1 Coríntios 1:18, “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”

José: Então você está dizendo que qualquer um que falha em proclamar essas coisas não está completando e satisfazendo a Grande Comissão?

João: Correto. E se os discípulos que renunciaram tudo não forem ensinados a obedecer a Deus, não estarão satisfazendo a Grande Comissão também. Isso não significa apenas ensinar quais são os seus mandamentos, mas treinar os discípulos, exercitar autoridade sobre eles, para eles aprenderem a obedecer aos mandamentos.

José: Mas ninguém faz isso!

João: Se ninguém está fazendo, então todo mundo está vivendo em desobediência a Palavra, e ninguém vai escapar da morte.

José: O que?

João: Jesus Disse em João 8:51, Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” Então podemos concluir  que quem não guardar a palavra conseqüentemente verá a morte.

José: Então quem é realmente enviado para pregar a Palavra nos dias de hoje? Se for do jeito que você fala, a coisa está feia.

João: Uma coisa é certa. Se alguém foi realmente enviado, ele não colocaria seu próprio nome no que estiver fazendo. Jesus disse em João 7:18, “Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.” Essa é uma parte do Evangelho, mas hoje nós vemos muitos supostos Pastores que tem os seus nomes “brilhando”, estampados em Posters, em Outdoors, na Televisão, etc. É possível que eles estejam pregando o verdadeiro evangelho? Ou existe algo de falso neles?

José: Acho que estou começando a entender uma coisa...

João: O que?

José: Esse “outro evangelho” da época de Paulo adicionou algumas coisas ao Evangelho e o perverteu. Mas hoje parece que existe um outro “outro evangelho” que excluiu algumas coisas do Evangelho verdadeiro e perverte o evangelho tanto quanto...

João: Exatamente

José: E mais, esse “outro evangelho” dos dias de Paulo desviava os discípulos de ter um coração voltado para a obediência a Palavra. Mas esse “outro evangelho” dos dias de hoje, afasta as pessoas de se tornarem discípulos de Cristo.

João: Então, agora você tem a resposta para a sua pergunta sobre o que a pessoa precisa fazer para ser salva?

José: Sim, Receber a verdadeiro evangelho de alguém enviado por Deus, e obedecê-lo. Mas como posso ter certeza se a mensagem que estou ouvindo e se quem está me passando a mensagem são verdadeiros?

João: Nosso mestre Jesus Cristo deu uma ótima resposta para essa questão. Ele disse em João 7:16-17, “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.”

Essa é uma promessa maravilhosa. Deus está procurando no Planeta pelas pessoas que tem o coração em direção a ele. Ele quer ajudá-las a conseguirem fazer a vontade dele. Esse é o Propósito da Graça na Nova Aliança. Ele quer que a vontade dele seja feita na terra assim como nos céus, e por isso ele nos dá Graça. E graça é o poder de obedecer, e fazer a vontade de Deus.

Então, se alguém está disposto a fazer a vontade de Deus, não importando qual o custo disso, como diz em João 7:17, Deus olhara por aquela pessoa e aquela pessoa reconhecerá o mensageiro que ele, Deus, enviou.


E então isso nos leva a uma ultima Pergunta: Você está pronto, se isso significa que você renuncie tudo o que tem, suas propriedades, sua vida como ela é, seus sonhos, sua soberania pessoal, sua família e seus amigos se for necessário, suas idéias sobre o que a vontade de Deus seria, você está pronto para fazer a vontade de Deus?

José: (Silencio)...

2 comentários:

  1. OLÁ Carlos Eduardo, eu li uma parte da matéria e do diálogo que vc simulou, eu não sabia desse lado de Lutero mas li também no Wikipédia a respeito disso.
    Estou de mãos atadas, como se não bastasse os absurdos da igreja católica, a qual eu frequentava, agora isso também.
    Vou te fazer uma pergunta, qual tradução da Bíblia então seria a ideal? Pois as que são usadas pelos evangélicos todas que vieram das mãos de Lutero, ou não?
    .
    Meu nome é Ana Lucia, se puder me dar uma dica, por favor, te agradeço...Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lucia, obrigado pelo comentário.

      Em relação as traduções realmente não podemos nos pegar a uma só.

      A Joao Ferreira de Almeida, e a NVI são traduçoes confiaveis, mas como toda traduçao de qualquer texto estrangeiro o real sentido das palavras podem se perder.

      Então o que eu faço é o seguinte. Tenho as duas versoes onde eu sempre comparo uma com a outra, além de ter um software chamado E-SWORD que voce acha pra baixar de graça na net, é só digitar e-sword no google que ja vem o site para baixar.

      este é um programa que tem a Biblia em ingles na versao King James e emcima de cada palavra a palavra original em hebraico(Antigo Testamento) ou em Grego (Novo Testamento) com seus respectivos significados. Assim fica mais fácil compreender o real significado de cada palavra. MAs a unica coisa é que esse programa é me Ingles e para voce entender bem tem que ter um conhecimento de ingles.

      Excluir