quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que acontece após a morte??

Resolvi fazer um post sobre esse assunto porque parece que hoje em dia, muitos, mas muitos poucos realmente conhecem sobre esse assunto. E em uma visão Biblíca sobre esse assunto, tudo fica muito claro e nada confuso. Mas hoje em uma sociedade que ninguém mais tem tempo para Deus, e para a palavra de Deus, isso parece ser um mistério. Mas vou mostrar que não existe mistério nenhum.

Além disso hoje em dia reencarnação é um assunto muito popular. Quem nunca ouviu alguém dizer algo como "Acho que em uma outra vida eu era...". O negócio está tão enrrolado que existem muitos que dizem acreditar em Deus, Jesus Cristo e em reencarnação. Aos que pensam assim, eu já digo antes, não tem como pois um vai contra o outro.

Por exemplo se você é espirita, você não acredita em Jesus e ponto. Você pode pensar que acredita, você pode acreditar em alguma coisa que você pensa ser Jesus, mas não no Jesus (Yahshua), filho de Deus (YHWH), que morreu na cruz e ressuscitou em carne e osso após três dias. Pois a palavra de Deus diz:

  E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo (Hebreus 9:27)

Os Espíritas e outras religiões que pregam a reencarnação gostam de usar João 3:3,7 para provar Biblicamente a reencarnação.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo (João 3:7)

Mas assim os versos ficam totalmente fora de contexto, leia o capitulo 3 do livro de João inteiro, e conversa que Jesus teve com Nicodemos, e fica mais que claro que esse "nascer de novo" é espiritualmente, e não fisicamente em uma reencarnação.

Quando Nicodemos Pergunta a Jesus no versículo 4:

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? (João 3:4)

Se a doutrina de Reencarnação fosse bíblica e verdadeira Jesus deveria ter dito:

"Fácil Nicodemos, quando você morrer, seu espírito vai reencarnar de novo, e você vai voltar a vida"...

Mas não foi assim, na verdade...

 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

Ficou claro agora? Isso não tem nada a ver com reencarnação. Esse nascer de novo, se você ainda não entendeu, vai ficar mais claro agora.

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6-11)

Morrer e nascer de novo, podemos ver em Romanos 6:6, "o nosso velho homem foi crucificado", significa morrer para esse mundo de pecado, e nascer de novo, para uma vida ressurreta em Cristo. Em Romanos 6:8 diz "Ora se já morremos com Cristo", ai mais uma vez não é uma morte física, é a morte para o pecado, deixar a sua vida que é dominada por esse mundo regido por Satanás (1 João 5:19), e nascer de novo em Cristo. E Romanos 6:11 explica tudo quando diz "considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo...".

Se ainda não ficou muito claro,

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” (Ezequiel 36:25-27)
Isso é o nascer de novo que Jesus quis dizer a Nicodemos. Esse nascer de novo é receber Jesus Cristo como seu salvador, pois...

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:12-13)

Então creio que já está claro o bastante que reencarnação não tem fundamento, é anti-bíblico. É apenas uma das estratégias de Satanás para te afastar da verdadeira devoção a Deus.

A Palavra de Deus diz:

"E dai? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá a desfazer a fidelidade de Deus?
De Maneira Nenhuma! Seja sempre Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso" (Romanos 3:3-4)

Levando isso em conta, você vai acreditar na Palavra de Deus (verdadeiro), ou na Palavra de Allan Kardec (Homem) ????

Pronto terminando a primeira parte de post, ficou claro que depois que agente morre, agente não vai reencarnar, e nem ficar por ai conversando com o Chico Xavier.

Então agora que isso ficou claro, vamos ver o que realmente acontece após a morte física.

Primeiro de tudo, para ficar mais fácil a compreensão, vamos analisar o "inferno". Para entender bem, vou fazer um estudo sobre o que é o que chamamos de "inferno".

Para ficar mais claro, o Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, e o Novo Testamento em Grego.

Existe uma Palavra Hebraica no Antigo Testamento, SHEOL , e duas Palavras Gregas no Novo Testamento, HADES e GEHENNA, que são traduzidas como "inferno". Além do Lago de Fogo, ou Fogo Eterno que foi preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41).

SHEOL é traduzido como Abismo, Cova, Túmulo, e Inferno. Essa palavra se refere a um estado ou lugar invisível e de acordo com cada passagem pode ter ser aplicada de forma diferente. Em Números 16:33, Corá, seus bens, e todos o homens que pertenciam a Corá desceram ao "Sheol", que é traduzido como abismo na versão João Ferreira de Almeida, e como Sepultura na NVI.

E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.
E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação. (Números 16:32-33)

Em Jonas 2:2, Jonas disse "do ventre do "Sheol", gritei". Na Tradução NVI "Sheol" está traduzido como morte. Na tradução João Ferreira de Almeida R.A., está traduzido como abismo. E na versão King James em Inglês, "Sheol" nessa mesma passagem está traduzido como "Hell" ou seja "inferno", assim como na tradução Almeida C.R.

...out of the belly of hell cried I... (Jonas 2:2 King James)

...Do ventre da morte gritei por socorro... (Jonas 2:2 NVI)

...do ventre do inferno gritei... (Jonas 2:2 Almeida Corrigida e Revisada)

...do ventre do abismo, gritei... (Jonas 2:2 Almeida Revista e Atualizada)

Então nessa mesma passagem, Sheol é traduzido com palavras diferentes em diferentes versões. Mas isso não tem importância porque no contexto bíblico, Abismo, morte e inferno representam o SHEOL.

No Salmo 9 versículo 17, Sheol em todas as traduções que mostrei seja a NVI, Almeida R.A ou em Inglês é traduzido como Inferno. Notem que a mesma tradução que traduziu Sheol como Abismo em Jonas 2:2, agora traduz Sheol como Inferno no Salmo 9.

Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. (Salmos 9:17 Almeida R.A)

Então o que isso quer dizer? Quer dizer que para entendermos sobre o Inferno, temos que parar de pensar na palavra traduzida em português e pensar na palavra hebraica Sheol. Esqueça as palavras Abismo, Sepultura, Cova, Inferno, e se concentre na palavra Sheol por um momento. Temos que nos concentrar que para os Santos do Antigo Testamento, Sheol significava punição eterna, independentemente de como está sendo traduzido para o português.

Agora vamos ver o link que existe entre a palavra hebraica Sheol (Usada no Antigo Testamento)  e a palavra Grega Hades (Usada no Novo Testamento).

No Salmo 16 versículo 10 diz "pois não deixaras a minha alma no "sheol".

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Salmos 16:10)

Então podemos ver que a palavra SHEOL também é para onde vão as almas depois da morte. Pois se vermos Atos 2:31, sabemos que Davi no Salmo 16 estava se referindo a Ressurreição de Cristo. E a alma de Cristo foi ao Sheol/Hades, não ao Inferno, mas não ficou lá.

Em Atos 2:25-28, o autor não se identifica, mas tudo aponta para Lucas, cita o Salmo 16, e em Grego agora pois se tratar do Novo Testamento.

Por estar citando o Salmo, Atos 2:27 e Salmo 16:10 são idênticos.

Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; (Atos 2:27)

Mas aqui por estar escrito em Grego, a palavra traduzida é HADES. E tem o mesmo significado de Sheol em outras passagens como Mateus 11:23, Mateus 16:18, Lucas 16:23, e outras. Em todas essas passagens a palavra Grega HADES é traduzida como inferno. Mas o link principal em que podemos concluir que Sheol/Hades é "a mesma coisa" está em Salmos 16:10 e Atos 2:27, pois uma é a citação do outro, e a palavra grega para traduzir Sheol é Hades.

Então podemos concluir que Sheol e Hades são o mesmo "lugar", em línguas diferentes.

Mas como eu disse antes, existe mais uma palavra no Novo Testamento traduzida várias vezes como inferno. É a Palavra GEHENNA.

Por exemplo em Lucas 12:5 diz: "tem poder para lançar no "gehenna"

Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (Lucas 12:5)

Aqui em Lucas 12:5 não aparece a Palavra Hades, inferno aqui é traduzido da palavra Gehenna. Assim como (Mateus 5:22,29,30), Mateus 10:28, Mateus 23:15, (Marcos 9:43,45,47) e Tiago 3:6 a palavra inferno nesses versículos vem de Gehenna.

Então se pode concluir que apesar de serem todos lugares de punição, Sheol/Hades é diferente de Gehenna, apesar de serem traduzidos como "inferno".

O Sheol/Hades é o lugar intermediario entre a morte física, e a ressurreição (os salvos), e o juízo (condenados).

Em Lucas 16 podemos ler sobre o Rico e o Mendigo (Lázaro). Os dois morreram. Ao chegar no Inferno (Hades), o rico podia ver Lázaro que foi levado pelos anjos para o seio de Abraão.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
(Lucas 16:23)


Esse "inferno" em Lucas 16 é Sheol/Hades. E tendo o rico ido pará lá após sua morte, podemos concluir que, como eu disse antes, esse é o lugar intermediario entre a morte física e a ressureição ou condenamento eterno, e lá se fica em tormentos até a volta de Cristo.

Seol/Hades é uma esfera com duas divisões (Mateus 11:23; 16:18; Lucas 10:15; 16:23; Atos 2:27:31), o território dos salvos e o dos perdidos. O território dos salvos é chamado “Paraíso” e “Seio de Abraão”. Os territórios dos salvos e dos perdidos são separados por um “grande abismo” (Lucas 16:26). Quando Jesus subiu aos Céus, Ele levou consigo os ocupantes do Paraíso (Efésios 4:8-10). O lado perdido do Seol/Hades permaneceu intacto. Todos os mortos incrédulos vão para lá e esperam seu futuro julgamento final.

Pra mim não ter que explicar tudinho aqui, Leias Lucas 16:19-31.

Os que morrem vão para o hades, mas aguardam o juízo final em um estado consciente de tormento. Somente após o Trono Branco (Apocalipse. 20) é que serão lançados no inferno propriamente dito, que será muito maior em sofrimento do que o experimentado no Hades. Da mesma forma, os que morrem em Cristo, vão à Sua bendita presença, como Paulo disse, "...partir (morrer) e estar com Cristo" (Filipenses 1:23). Cristo é as primícias dos que dormem, (1 Coríntios 15.20) ou seja, Ele ressuscitou primeiro, e nós seremos igualmente ressuscitados pelo mesmo poder que O ressuscitou. Passaremos por uma mesma experiência (1 Coríntios 15.23).

E para dar suporte que os que morrer vão para o Sheol/Hades até o retorno de Cristo, vamos ver Apocalipse 20:13-14:

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. (Apocalipse 20:13-14)

Aqui podemos ver que a "morte" e o "inferno" foram lançados no lago de fogo. Onde você lê "inferno" nessa passagem leia "hades" que é a palavra usada no original em Grego.

Então agora fica mais claro ainda, que o Hades será lançado no Lago de fogo (Inferno propriamente dito) que é a segunda morte.

A segunda morte é o estado final e eterno em que ficarão os que perecem, para toda a eternidade. Não há retorno; não há consolo; não há a menor esperança de alívio. Não há luz nem entendimento.

Conclusão

Reencarnação não existe. Quando morremos, nossa alma vai para um "lugar" Chamado Sheol/Hades, que é dividido em duas "esferas". Os "salvos" vão para o "Seio de Abraão". O território dos salvos e dos condenados é separado por um grande abismo. Ficarão nesse lugar até a volta de Cristo, onde os justos irão ressuscitar, e os condenados ficarão no Hades que será lançado no Lago de Fogo (Inferno), que não foi feito para nós, apenas para o diabo e seus anjos, mas muitos acabarão lá (Mateus 25:41).

Simples assim...

Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
(Mateus 13:40-43)

Nenhum comentário:

Postar um comentário